Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

MAPA deve anunciar novas medidas para o mercado do leite

Pacote de ações visa socorrer produtores frente à concorrência do Mercosul
feedfood
FOTO: MAPA

Anunciada na última terça-feira (08) pelo ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, a aquisição de leite em pó pelo governo federal a preços de varejo se posiciona como uma medida emergencial para socorrer os produtores de leite brasileiros que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul.

“Fazer um enfrentamento à importação desenfreada é um compromisso que assumo aqui em nome do presidente Lula”, destacou o ministro em Castro (PR), durante a abertura da Agroleite 2023.

De acordo com Fávaro, outras medidas emergenciais devem ser anunciadas nos próximos dias: “O Brasil que já é campeão na produção de soja, na exportação de soja, algodão, carne bovina, carne suína, e vai ser, sim, um grande player mundial na produção de leite. Temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”.

Ministro comentou sobre os desafios do mercado leiteiro durante a abertura da Agroleite (Foto: divulgação)

A aquisição de leite em pó é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e, consequentemente, aos produtores. Em relação à importação de leite de países como Argentina e Uruguai, o ministro ponderou que o acordo com o Mercosul é sensível e o tema está sendo tratado com total atenção pelo governo federal.

“O Mercosul é um bloco comercial muito importante para o Brasil. Nós vendemos a esses países produtos manufaturados que nos dão muita competitividade, ganhos e oportunidades, mas isso não pode ocorrer em detrimento de uma cadeia tão importante, que gera empregos, como a cadeia do leite”, comentou.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes e recém-formados: atitude é fundamental para ingressar na suinocultura 

Segundo dia da Pig Fair é palco de lançamentos e casa cheia

SP: APA seleciona veterinários para Programa de Sanidade 

Patrocinado
Patrocinado