in

Livro desenvolvido pela Esalq pauta relação entre floresta e água

Material tem como um dos objetivos apoiar o processo de aprendizagem nos cursos de ciência agrárias e ambientais

2 2
REPRODUÇÃO

Ao focar no desenvolvimento sustentável, Esalq-USP lançará o livro ‘Hidrologia Florestal Aplicada: planejando as interações entre a floresta e a água’. O material, que será lançado no dia 24 deste mês, na Biblioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, tem como um dos objetivos apoiar o processo de aprendizagem nos cursos de ciência agrárias e ambientais.

A iniciativa, de autoria dos professores Silvio Ferraz e Walter de Paula Lima, do departamento de Ciências Florestais da Esalq, apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água.

Segundo a Esalq, o propósito do livro é buscar o entendimento dessa relação, contribuir para o equilíbrio entre produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas e apoiar o processo de aprendizagem nos cursos de ciência agrárias e ambientais.

Para isso, a obra em de 12 capítulos, tratará dos conceitos fundamentais da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco hidrológicos da zona ripária. Aspectos aplicados de manejo das bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos também serão abordados.

Fonte: Esalq-USP, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

LUCAS

Agronegócio demanda aporte de veterinários e zootecnistas

Exportações de carne de frango apresentam alta de 7,8%