Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

Influenza Aviária será destaque do Simpósio da Facta durante o Siavs 2024

As inscrições para a programação de palestras do evento já estão abertas
feedfood
Foto: reprodução

A Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (Facta), conhecida pela contribuição na avicultura, irá promover um debate sobre o panorama atual e os avanços científicos no campo da Influenza Aviária (IA) durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs) em 2024.

O Siavs será realizado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Na ocasião, o Simpósio Facta, já tradicional na programação do evento, será dividido em dois blocos.

Segundo o coordenador do simpósio e presidente da fundação, Ariel Mendes, nós estamos inseridos em um contexto em que a Influenza Aviária deixou de ser um tema estritamente de prevenção, e se tornou rotina na produção avícola global.

“Como único país entre os grandes produtores a permanecer livre de registros no plantel comercial, o Brasil precisará avaliar constantemente seus erros e acertos para fortalecer ainda mais não apenas a sua biosseguridade, como também a sua agilidade em uma eventual reação”, avaliou Ariel.

Neste cenário, para Ariel Mendes, o Brasil precisará avaliar constantemente seus erros e acertos para se fortalecer (Foto: reprodução)

Durante o simpósio, na primeira etapa, além das origens e contenções de casos na região, também será tratado o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecopidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul.

Entre os especialistas presentes para participar do painel estarão os seguintes: Jansen de Araújo (Universidade de São Paulo/SP), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio/PB) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen/SP), mediados pela auditora Fiscal Federal Agropecuária, Taís Oltramari Barnasque (SISA/RS).

Por outro lado, já na segunda etapa, as experiências no enfrentamento da enfermidade serão apresentadas, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal,  até o debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. 

Para falar sobre o assunto na segunda etapa, a chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura, Daniela de Queiroz Baptista (MAPA/DF) e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech/Holanda), serão mediados pela jornalista Juliana Azevedo (Canal Rural/SP).

Fonte: Siavs, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Integração de setores e sustentabilidade ganham destaque no Siavs 2024

Governo brasileiro apresenta oportunidades de conversão de pastagens para investidores

OVUM 2024 está recebendo inscrições com preço promocional