Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Índice de Custo de Produção de Leite apresenta aumento

Neste momento o indicador se mantém no maior patamar desde maio
feedfood
Foto: reprodução

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite), calculado pela Embrapa, registrou um aumento de 1,9% no mês de dezembro, acumulando uma inflação de 3,8% nos últimos quatro meses.

A elevação reflete nos custos da alimentação, item que tem o maior peso no resultado do indicador, o qual mede a variação mensal dos custos de produção de leite em diversas propriedades localizadas em Minas Gerais.

Entretanto, durante o acumulado do ano de 2023, o ICPLeite apresentou uma deflação de 0,9%, refletindo a queda nos preços dos alimentos e minerais em -22,0%, volumosos em -11,7%, e concentrado em -1,4%.

Foto: reprodução
Índice de custo de produção do leite apresenta aumento (Foto: reprodução)

Por outro lado, os custos relacionados à energia e combustível tiveram um aumento de 19,8%, enquanto na qualidade do leite houve um acréscimo de 12,2%, e na mão de obra um avançou de 11,3%, e sanidade e produção 3,2%.

Segundo a Embrapa, o ano iniciou com os preços elevados dos insumos importados, como fertilizantes e matéria-prima para defensivos e minerais, mas passou a apresentar queda a partir de março conforme o ambiente de incerteza no mercado internacional foi reduzindo.

A partir do mês de junho, os custos de produção voltaram a apresentar alta, movimento que se intensificou depois de novembro. Neste momento o indicador se mantém no maior patamar desde maio.

Fonte: Globo Rural, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Alltech comemora 30 anos no Brasil

FIA busca desmitificar o cenário ESG no agronegócio

Brasil destina 30,2% do território para exploração agro