Com a participação de mais de dois mil congressistas, cerca de 100 expositores e palestrantes de 15 países, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC), realizado em Foz do Iguaçu (PR), consagrou-se como o principal fórum de discussão de estratégias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado. Neste contexto, no último dia 1º, a CDIAL Halal apresentou aos participantes do evento a possibilidade para que o pescado brasileiro ultrapasse as fronteiras e se consolide junto aos países árabes, já que os consumidores muçulmanos são mercados em potencial desta proteína.
Este debate foi proposto pela CDIAL Halal durante o painel ‘Mercado Mundial e Nacional de Pescados’, que abordou a atualidade e tendências da produção, consumo e comércio mundial de pescados; exportações brasileiras de pescado, evolução, desafios e tendências.
Ainda durante o evento, a CDIAL Halal entregou o certificado Halal a duas empresas paranaenses, Brazilian Fish e Piscicultura Caxias, que já estão aptas a exportarem seu pescado aos países que exigem que todo o produto consumido siga as jurisprudências da religião islâmica.
“Foi um evento muito produtivo, por reunir profissionais de toda a cadeia do pescado, do Brasil e do mundo, para a troca de experiências e mostrar o potencial que temos em nosso País e em outras partes do mundo, como os países árabes. E este é um mercado gigantesco, que deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024 e são mais de 200 milhões de pessoas que residem nos 22 países que compõem a Liga Árabe”, afirma o diretor da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi.
O evento, que se encerrou na última sexta-feira (02), teve a proposta de discutir alternativas e reunir estratégias para o crescimento sustentável e desenvolvimento responsável do setor, com a presença de lideranças empresariais e entidades do Brasil e especialistas da Noruega, França, Israel, Suíça, Estados Unidos, Itália, Equador, Chile, Espanha, Islândia, Peru, Costa Rica e Bélgica.
Dados exportação
De acordo com dados divulgados pelo Informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura, publicado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o Brasil dobrou a receita com as exportações da piscicultura no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, com uma receita de US$ 14,35 milhões entre janeiro e junho de 2022 ante US$ 7,18 milhões em 2021. Em volume, o aumento foi de 14%. O mercado árabe se destaca como destino nos embarques no pescado brasileiro: a Líbia é o 3º principal destino da proteína, com uma receita de US$ 476 mil, somando 4.931 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
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