in

Grupo Mantiqueira foca no sistema cage-free

Iniciativa tem como objetivo chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas

Iniciativa tem como objetivo chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas

A saúde e o bem-estar animal é parte de extrema importância para o desenvolvimento de granjas, especialmente de aves. Com isso em mente, o Grupo Mantiqueira anuncia seu compromisso na expansão da produção de ovos com galinhas livres de gaiolas. A ação é chamada de sistema cage-free.

De acordo com o Grupo, que é líder no segmento da avicultura em inovação e tecnologia na América Latina, com produção total de 2,3 bilhões de ovos por ano, a partir de agora não serão mais construídas novas granjas no sistema convencional de produção e espera-se que cheguem à marca de um milhão de galinhas livres até o final de 2021, alcançando 2,5 milhões até 2025.

“Com investimentos que ultrapassarão R$100 milhões, o Grupo está construindo novas unidades produtoras no sistema cage-free: em Cabrália Paulista e Lorena, ambas no estado de São Paulo e em breve, Campanha (MG). Com projetos priorizando ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Investimento Social e Governança da Gestão), são lastreados em tecnologia de produção e digitalização de processos geridos por equipe especializada. As unidades seguem os rigorosos processos voltados para o bem-estar animal, que incluem a não utilização de gaiolas, permitindo que as aves expressem seus comportamentos naturais como ciscar, se movimentar, arriscar voos rasteiros e subir em poleiros”, explica o Grupo.

Ainda segundo eles, a unidade de Lorena será modelo de tecnologia e sustentabilidade das novas granjas e também a primeira do Brasil a ter produção com ninhos automatizados de última geração.

“Queremos posicionar o Brasil no mapa mundial do bem-estar animal. Vamos trazer o futuro para a avicultura brasileira e liderar a iniciativa em larga escala no país, em alinhamento com as tendências mundiais, fortalecendo o nosso propósito de estar sempre um passo à frente, para atender as futuras gerações”, explica o fundador e presidente do Grupo Mantiqueira, Leandro Pinto.

Vale-se ressaltar que a distribuição dos ovos de galinhas livres de gaiolas atenderá incialmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná com as linhas de produtos Caipira e Happy Eggs.

“O propósito da Mantiqueira ao longo dos próximos anos está na universalização do consumo de ovos de galinhas livres no país. É uma demanda crescente dos clientes e nossos esforços são para trazer estra realidade para o mercado. É o investimento em tecnologia de ponta que possibilita que a produção cage-free seja feita com o custo semelhante a convencional” afirma presidente.

FOnte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

ABCS pauta PSC em zona não livre

Desmame precoce x aumento da eficiência