Com um aumento significativo, refletindo a demanda global, o salto nas exportações de ovos demonstra a crescente confiança dos mercados internacionais na qualidade e competitividade dos produtos produzidos pelo Brasil.
As exportações brasileiras de ovos, considerando todos os produtos, entre in natura e processados, totalizaram 1,604 mil toneladas em fevereiro, ultrapassando em 53,3% o total embarcado no mesmo período do ano passado, com 1,046 mil toneladas, conforme informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, os embarques de ovos do Brasil seguem mantendo constância de fluxo nas exportações, com reforço na capilaridade de mercados por meio de ações internacionais em mercados estratégicos para o setor, como o Oriente Médio, indicando a tendência de embarques para o ano.
No último mês deste ano, em receita, a alta chegou a 0,9%, com US$3,034 milhões contra US$2,998 milhões.
Já durante o primeiro bimestre deste ano, a alta acumulada foi de 69,5%, com total de 3,535 mil toneladas, contra as 2,086 mil toneladas do mesmo período do ano anterior. No comparativo, em receita as exportações acumularam alta de 24,5%, com US$ 6,433 milhões em 2024 frente US$ 5,166 milhões em 2023.
Reassumiram a ponta como principal destino das exportações de ovos do Brasil no primeiro bimestre deste ano, ao todo, os embarques para os Emirados Árabes Unidos, que totalizaram 1,562 mil toneladas, uma alta de 102% em relação ao mesmo período do ano passado. Seguido do Chile, país que importou 435 toneladas (+1.368%).
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe FeedFood.
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