Em destaque entre as proteínas, mercado de ovos brasileiro apresenta um novo salto positivo. Exportações do setor, durante primeiro semestre de 2021, apresentaram alta de 145,1%.
Como pontua o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ao todo, foram exportadas 5,6 mil toneladas de produtos in natura e processados neste ano, contra 2,3 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
Perante as vendas do semestre, elas geraram US$ 8,024 milhões, número 152,9% superior ao realizado nos seis primeiros meses de 2020, com US$ 3,173 milhões.
“Considerando apenas o mês de junho, o volume mensal exportado chegou a 554 toneladas, dado 162,2% maior que as 211 toneladas exportadas no sexto mês de 2020. O resultado em dólares dos embarques alcançou US$ 1,016 milhão, que supera em 172,5% o desempenho do mesmo período do ano passado, com US$ 373 mil”, explica a ABPA.
Mercado consumidor
Segundo a Associação, os Emirados Árabes Unidos continuaram como destino principal das exportações, com 3,947 toneladas exportadas no primeiro semestre (+358,4% em relação ao mesmo período de 2020). Também se destacaram as vendas para o Japão, com 245 toneladas (+81,6%) e Omã, com 271 toneladas (sem comparativos relatados, com embarques iniciados recentemente).
“O setor está direcionando seus esforços para as exportações de forma mais significativa neste ano, com o objetivo de reduzir os impactos gerados pelos custos de produção. São destinos com alto valor agregado, que se refletem em melhor desempenho em preço médio e mais rentabilidade, para amenizar as contas diante das altas históricas do milho e do farelo de soja”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.
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