Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Estresse térmico de vacas leiteiras será tema de webinar

feedfood
Foto: reprodução

O estresse térmico em vacas leiteiras é um dos desafios mais importantes do setor produtivo. A chegada de dias mais quentes e úmidos levam a perdas de desempenho no rebanho com impactos na saúde dos animais, nas taxas de reprodução, na eficiência produtiva e na qualidade do leite, defende o médico veterinário especialista em nutrição de ruminantes e gerente de Produtos para Ruminantes da De Heus no Brasil, Leonardo Corso. “A produção de leite brasileira tem alta tecnologia e elevada qualidade de nutrição e de genética. Assim, o estresse térmico por calor é um dos maiores desafios da produção em ambiente tropical. Em algumas regiões este desafio pode durar quase o ano inteiro”, explicou o especialista.

Ele estima que as perdas na produção de leite podem variar de 10% a 30% na comparação entre a produtividade do rebanho no verão e no inverno. Ainda de acordo com o especialista, a taxa de concepção pode ter queda de até 30% na mesma comparação e a taxa de detecção de cio pode cair até 50%. Para a eficiência alimentar, a redução pode variar entre 5% e 15% enquanto a queda nos teores de gordura e proteína no leite podem ter variação de 0,2 a 0,4 unidades percentuais. Outra consequência do estresse térmico apontada foi um aumento na contagem de células somáticas do leite, com alta de até 100 mil na contagem, o que representa um incremento de cerca de 25%. “Este quadro revela ainda uma queda na imunidade do animal, o que pode elevar os gastos do produtor com tratamentos”, pontuou.

Corso destaca que os efeitos negativos do estresse térmico também atingem as vacas secas e aponta dados de um estudo realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, que obteve ganhos em produção de leite nas vacas resfriadas durante o período seco. O estresse térmico em vacas leiteiras, seus desafios e oportunidades, além de estratégias nutricionais para melhorar o desempenho do rebanho nessas condições será debatido pela equipe de especialistas da De Heus no Brasil em webinar gratuito no próximo dia 17 de novembro, a partir das 18h. Os interessados podem fazer inscrição com antecedência, até as 16h do dia do evento, clique aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

Patrocinado
Patrocinado