Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Estratégias para mitigar a pneumonia bovina

Estação seca emerge como um período crítico no confinamento
feedfood
Foto: reprodução

O pecuarista desempenha um papel fundamental na preservação da saúde e no aumento da rentabilidade de seu negócio por meio da implementação de protocolos sanitários eficazes para o bem-estar dos bovinos.

De acordo com o Benchmarking 2023 do Confina Brasil, um estudo baseado no mapeamento de 180 confinamentos e semiconfinamentos pelo país, a pneumonia emerge como a principal enfermidade entre os bovinos confinados, citada por 73,2% dos entrevistados.

A estação seca, marcada por meses com maior concentração de poeira e inversões térmicas, emerge como um período crítico, aumentando os riscos de irritações e infecções respiratórias nos animais. Além disso, fatores como estresse e nutrição influenciam diretamente no sistema imunológico dos bovinos.

confinamento
A pneumonia emerge como a principal enfermidade entre os bovinos confinados (Foto: reprodução)

Especialistas recomendam medidas preventivas como a administração de vacinas respiratórias, aspersão de baias e estradas para redução da poeira e a priorização da aclimatação dos animais para minimizar o estresse.

Durante o transporte, é crucial garantir que os animais tenham acesso à água e comida, simulando sua dieta habitual, e proporcionar um período de 5 a 7 dias de descanso antes do protocolo de entrada para aclimatação.

Entre os principais sintomas da pneumonia bovina estão quadros de depressão, perda de apetite, corrimento nasal e ocular, febre e dificuldades respiratórias.

A importância da sanidade na pecuária será um dos temas em destaque durante um evento promovido pela Scot Consultoria, onde serão discutidos os desafios diários enfrentados pelos pecuaristas, incluindo produtividade, gestão de pessoas, nutrição e sanidade do rebanho.

De 9 a 12 de abril, a Scot Consultoria realizará o seu tradicional Encontro de Confinamento e Recriadores, debatendo todos esses temas e diversos outros que fazem parte do universo do confinamento e da recria.

Ao longo de quatro dias, os participantes do ECR 2024 terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e fazer contatos com centenas de outros produtores, especialistas e patrocinadores presentes.

Os interessados devem acessar o site oficial do encontro para garantir o seu ingresso.

Fonte: Scot Consultoria, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Mercado de carbono e as oportunidades para a aquicultura

APA 2024 traz as principais atualizações do mercado

Exportações da SSA representam cerca de 26% dos negócios