A fim de auxiliar produtores de pescados, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará plataforma on-line com informações estratégicas sobre aquicultura. GeoWeb do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) da Aquicultura estará disponível na sexta-feira (13).
De acordo com a Embrapa, a ferramenta comunicacional foi construída a partir de um sistema de informações geográficas, e pode ser acessada na web e permite visualizar, sobre o mapa do Brasil, centenas de dados sobre o segmento aquícola. “Eles podem ser cruzados com informações dos cinco quadros que compõem os SITEs desenvolvidos pela Embrapa: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico”.
“Esta é a primeira vez que elaboramos um site voltado a uma atividade econômica específica, o que foi uma das dificuldades e uma das inovações do trabalho”, pontua o geógrafo André Farias, analista da Embrapa Territorial (SP). Outros produtos do gênero analisavam biomas ou regiões geoeconômicas, além da macrologística agropecuária.
Por conta dessa especificidade, o SITE Aquicultura ganhou um sexto quadro, o aquícola, com informações sobre diversas estruturas da cadeia produtiva: associações de aquicultores, laboratórios de formas jovens, fábricas de ração e de gelo, empresas de consultoria na área, de produtos para sanidade, de equipamentos, unidades de beneficiamento e até instituições de ensino com cursos na área.
“Trata-se de um sistema inédito, não existem informações georreferenciadas, padronizadas e organizadas sobre aquicultura no Brasil. Não há nenhum banco que compile essas informações. Além do ineditismo do sistema, ele tem o objetivo de facilitar o diálogo entre os formuladores de políticas públicas e os produtores aquícolas”, explica a geógrafa Marta Ummus, da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), que lidera o projeto.
Quer saber mais sobre a iniciativa? Leia o texto completo no site oficial da Embrapa. Clique aqui.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
CONFIRA:
Tecnologia e gestão são caminhos para estar entre os melhores da suinocultura