Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Curso para habilitação de certificadoras CBC e CCN

feedfood

Representantes de certificadoras interessados nas marcas-conceito Carne Baixo Carbono (CBC) e Carne Carbono Neutro (CCN) podem participar da Capacitação para Certificadoras, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). O treinamento integra o processo de credenciamento das certificadoras junto ao Instituto CNA (ICNA) e é uma exigência para a habilitação.  

Para as inscrições, as certificadoras devem apresentar comprovante quanto à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17065/2013 – Avaliação da Conformidade – Requisitos para Organismos de Certificação de Produtos, Processos e Serviços. A informação é confirmada, posteriormente, no portal do Inmetro. “O curso é restrito para técnicos que atuam nas certificadoras, e é necessário para a certificação de rastreabilidade, vinculada à plataforma Agri Trace Animal da CNA”, afirma o coordenador do treinamento, Roberto Giolo. 

Fabiana Villa Alves, pesquisadora da Embrapa e diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do MAPA, abre a programação e aborda as políticas públicas de apoio à descarbonização da agropecuária, como o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes, alicerçado nos eixos – mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono. 

Com foco no CBC, os dias 29 e 30, pela manhã, trarão para os participantes detalhes do protocolo, divididos em módulos (conformidades, solo, pastagem, animal, terminação intensiva e boas práticas no frigorífico), ministrados por pesquisadores da estatal e técnicos da Marfrig. Já os especialistas da CNA apresentarão a Plataforma Agri Trace Animal e conformidades em fazendas comerciais.  

Márcia Silveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul (RS) que coordena o trabalho de validação do protocolo CBC, trará os resultados mais recentes da URT CBC na fazenda Trijunção (BA). Dados divulgados em 2021 mostram que a adoção do protocolo Carne Baixo Carbono (CBC) possibilitou 4,34 unidades animal (UA) por hectare contra 1,93 UA/ha no manejo convencional. 

Já no período vespertino do dia 30, quarta-feira, acontecerá a atualização do protocolo CCN para os inscritos. Em 2019, realizou-se o I Curso para Certificadoras da Marca-Conceito CCN. Segundo Giolo, há alterações recentes que exigem uma reciclagem dos profissionais. 

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Indicador de Preços da Tilápia chega em nova região

Copa do mundo: 70% do frango consumido no Catar é brasileiro

Exportações brasileiras de milho seguem em ritmo intenso

Patrocinado
Patrocinado