Ao debater cooperação entre países da América do Sul, ministro da Agricultura e Pecuária (MPA), Carlos Fávaro, participou da XIII Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Encontro ocorreu na quinta-feira (16), em Colônia do Sacramento, no Uruguai.
Como destaca a Pasta, ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo debateram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária.
“Os representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai relataram as ações que estão sendo realizadas para o fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico e controle da doença, bem como a cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência tanto para a prevenção como para o enfrentamento dos casos, caso eles ocorram”, destaca o MPA.
Durante a reunião, presidida pelo ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, os ministros também ressaltaram ações para o enfrentamento da estiagem que afeta os países da região na safra atual, com grandes efeitos sobre a produção agropecuária. Neste momento, Fávaro apresentou medidas adotadas pelo governo brasileiro para ajudar produtores das regiões afetadas, especialmente no Rio Grande do Sul, com a liberação de R$ 430 milhões para auxiliar pequenos e médios produtores a enfrentar a estiagem.
Fonte: MPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos
Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?