in

Confina Brasil 2021 segue em expedição pelo País

Segunda etapa da expedição passará por Rondônia, Mato Grosso e Pará

O Confina Brasil 2021 entra em uma nova etapa Agora, a expedição segue por Rondônia, Mato Grosso e Pará.  A jornada começou no dia 26 de julho e segue até o dia 20 de agosto. A primeira parada da segunda etapa passou Rondônia, no norte do País. No Estado, contatou-se um investimento expressivo na suplementação da população bovina confinada, além de uma gestão bastante profissional e eficiente, mesmo em espaços enxutos.

A expedição visitou fazendas produtoras localizadas nas zonas rurais dos municípios Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Ariquemes, Ouro Preto d’Oeste, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Vilhena, Corumbiara, Cerejeiras e Colorado do Oeste. Os próximos passos serão dados já a partir desta semana, em fazendas localizadas no estado do Mato Grosso.

De acordo com a zootecnista e Diretora Comercial da empresa de soluções para pecuária Casale Equipamentos, Jaqueline Casale Pizzolato, a agenda do Confina Brasil é extremamente estratégica para a companhia. De acordo com a especialista, isso ocorre pois, além de ser um investimento de desenvolvimento profissional para o time de campo, ao vivenciar realidades diversas da pecuária, também permite uma análise para desenvolvimento de novas soluções.

“Cada região do País apresenta suas peculiaridades: são diferentes condições de produção agrícola, de clima, da genética do gado. Tudo isso impacta na realidade da nutrição animal e, consequentemente, na estratégia do negócio. O Confina Brasil é uma oportunidade para vivenciar de pertinho cada detalhe dessas diferentes rotinas, e também trocar muito conhecimento. Neste contexto, nosso trabalho consiste em contribuir com nossa bagagem e aprendizados de 57 anos em conhecimento técnico de equipamentos, e entender como nossas soluções podem ser melhor utilizadas especificamente dentro daquela realidade”, pontua.

Primeira etapa da expedição

Na fase inicial, a expedição passou pela região Sul do Brasil, onde foram constatados aspectos importantes, como a forte influência das raças europeias/taurinas. Já na região noroeste do Paraná notamos a presença de machos recém castrados, e também a presença de agricultura em maior escala, quando comparado ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em terras gaúchas, foi percebido um alinhamento interessante entre genética, produtividade e bem estar animal, além da predominância de negócios familiares. Já em Santa Catarina, foram vistas operações mais enxutas, mas bem coordenadas, que lidam com a dificuldade na quantidade de oferta.

“Agora, nosso propósito é observar de perto as realidades e oportunidades dos produtores do Norte do Brasil, que vêm crescendo fortemente lado a lado à agricultura. Conhecer também os cuidados da produção agropecuária no bioma amazônico também será algo novo para os colaboradores que não são desta região, e estarão presentes na rota”, detalha Jaqueline.

Caminhos do confinamento

A terceira e última etapa do Confina Brasil será em Setembro, e irá contemplar os estados de Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  A meta é visitar 120 propriedades rurais em 11 estados da federação. O objetivo da expedição Confina é que, ao término das rotas, seja realizado um mapeamento de cerca de 40% do gado confinado nas fazendas brasileiras. 

Em sua primeira edição, realizada em 2020, foram visitadas 118 propriedades em 5 estados, responsáveis por 30% do gado confinado no Brasil. O estudo busca atualizar informações sobre os confinamentos visitados no ano passado e ampliar ainda mais, com dados de propriedades responsáveis por mais de dois milhões de bovinos em confinamento no país.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

CONFIRA:

Tecnologia e gestão são caminhos para estar entre os melhores da suinocultura

Feed&Food te dá 10% de desconto para participar do 13º SBSS

Quer garantir 10% de desconto na compra do seu ingresso para o SBSS? Adicione a sua compra o cupom FEEDFOOD10 (desconto é válido para uma compra por CPF). Acesse e adquira: https://nucleovet.com.br/

CARNE

Mercado bovino bate recordes de preço e receita em julho

Aplicativo foca no agrupamento de dados sobre a raça Girolando