in

Condições da pastagem afetam demanda por bovinos de reposição

Segundo o Cepea, cenário tem acarretado baixas nos preços dos animais

Entre altos e baixos apresentados por polos da bovinocultura nacional, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP destaca que pastagem ruim tem limitado demanda por animais de reposição, causando baixas nos preços.

Como compara o Cepea, em abril, ao atingir preço recorde, setor chegou a negociar o bezerro nelore, de 8 a 12 meses, comercializado em Mato Grosso do Sul, por R$ 3.200,00, o que, em agosto, obteve a soma de R$ 2.851,7. Número é “4,1% abaixo da média de julho/21 e a menor desde outubro de 2020, em termos reais (as médias mensais foram deflacionadas pelo IGP-DI)”.

Para os pesquisadores do Centro de Estudos, a queda nos valores da reposição pode estar atrelada às ruins condições das pastagens, devido ao tempo seco, e aos elevados custos de produção, que desfavorecem as aquisições de novos lotes de animais. “Assim, parte dos agentes consultados pelo Cepea indica que a oferta de reposição está um pouco maior que a demanda em algumas regiões pecuárias nacionais”, ressalta.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

ACCS tem sua primeira mulher presidente

Embrapa lança plataforma on-line com foco na aquicultura

Aproximação com redes sociais marca 18ª Semana do Pescado

Nova gestão assume comando da Embrapa Suínos e Aves