in ,

CNA, MAPA e CFMV anunciam vencedores do Prêmio Pecuária Saudável

Projetos de boas práticas na área de saúde animal foram homenageados

O Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para Defesa Sanitária, que tem como objetivo reconhecer, premiar e disseminar boas práticas organizacionais e profissionais voltadas à educação e comunicação social em apoio às ações de defesa sanitária animal, teve seus vencedores anunciados na última sexta-feira (13).. Ao todo, 49 projetos participaram do concurso em quatro categorias: instituição pública, instituição privada, instituição do terceiro setor e destaque.

Os vencedores foram anunciados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Os trabalhos foram analisados por uma comissão avaliadora designada pela CNA e composta por profissionais das áreas de saúde animal, pedagogia, comunicação social e gestão de projetos. Os critérios de avaliação foram relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados.

O coordenador do GT de sanidade da Confederação, Mauricio Saito, destacou que graças ao comprometimento da iniciativa pública, privada e à dedicação dos produtores rurais, o Brasil avançou no seu status sanitário em relação a vários produtos, garantindo segurança alimentar para todos os brasileiros e destinos de exportação.

“Se hoje evoluímos no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e levamos o Brasil a um elevado nível de competitividade mundial foi porque superamos um grande desafio: o de levar informação técnica e de qualidade até os nossos produtores rurais”, afirmou.

Os projetos vencedores servirão de base para a estruturação de um modelo de comunicação voltado para a retirada da vacinação em todo o território nacional. Na opinião dele, essa etapa demonstrará ao mundo a qualidade dos animais brasileiros e que o País tem um serviço veterinário oficial confiável.

“Por meio de ações educativas, de conscientização e de comunicação, o Brasil estará cada vez mais próximo de uma importante conquista: uma pecuária sustentável, eficiente e transformadora”, disse o coordenador do GT de sanidade da CNA.

Também participaram da cerimônia o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Marcos de Moraes, e o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Confira os vencedores:

Categoria Instituições Privadas

1º lugar: Programa de Educação Sanitária e Saúde Animal do Senar

Instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul (Senar) – Campo Grande (MS)

2º lugar: Cartilha do Produtor

Instituição: Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa) – Porto Alegre (RS)

3º lugar: A Literatura de Cordel na Educação Sanitária

Instituição: UniNordeste Caucaia – Caucaia (CE) 

Categoria Instituições Públicas

1º lugar: Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal – 2020/2021

Instituição: Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado do Espírito Santo (Idaf) – Vitória (ES)

2º lugar: Criação da Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo, como Proposta de Articulação Interinstitucional para Promoção da Educação e Comunicação em Saúde Animal

Instituição: Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de São Paulo – São Paulo (SP)

3º lugar: Projeto Sanitarista Júnior

Instituição: Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) – Florianópolis (SC)

Categoria Terceiro Setor

1º lugar: Projeto Educar Brincando

Instituição: Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – Florianópolis (SC)

Categoria Destaque

Destaque: Profª. Vanessa Porto Machado

Projeto: A Literatura de Cordel na Educação Sanitária

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

ACCS tem sua primeira mulher presidente

Embrapa lança plataforma on-line com foco na aquicultura

Websérie detalha o caminho da produção de camarão

De Heus firma parceria com Fundação Black Jaguar