As crianças e os jovens inscritos no ciclo 2022 do Clube de Bezerras participaram, na manhã do último sábado (06), de um encontro de prévia para o Agroleite, feira de tecnologia do leite promovida pela Castrolanda que acontece de 16 a 20 de agosto. O Clube é um projeto desenvolvido pela Cooperativa para incentivar filhos de cooperados e colaboradores a terem contato com a atividade leiteira desde cedo.
No encontro do fim de semana, os 21 participantes se apresentaram com os animais no campo em frente ao Memorial da Imigração Holandesa e foram avaliados de acordo com as categorias: Mirim – 6 a 8 anos; Infantojuvenil – 9 a 11 anos; e Junior – 12 a 14 anos. O objetivo foi proporcionar às crianças e aos jovens a experiência da apresentação e avaliação, conforme explica a Supervisora da Assistência Técnica da Área de Negócios Leite da Castrolanda, Simony Guerra.
“Tem bastante criança que participa pela primeira vez, então, foi um consenso entre a equipe técnica e os produtores que a gente tivesse uma prévia para que elas sintam como é entrar na pista com pessoas observando. Além disso, também tem a experiência do animal, que às vezes é a primeira vez que vai entrar na pista com outros animais. Então, mesmo sem contar pontos na avaliação final, essa prévia é um teste importante tanto para a criança como para a bezerra”, reforça Simony.
O produtor de leite e médico veterinário, Paulo Doering, participou do encontro como juiz e destaca a qualidade e preparação dos animais e dos participantes. “Foi uma experiência muito bacana poder participar como juiz da prévia do Clube de Bezerras, um evento tradicional da Castrolanda. A qualidade dos animais está muito boa. Conseguimos ver que tanto as crianças como as bezerras estão bem-preparadas para o grande dia no Agroleite. Acredito que elas estão fazendo um bom trabalho e, com as nossas dicas, vão finalizar o ciclo com chave de ouro na feira.”
Acompanhamento dos participantes e animais
O ciclo 2022 do Clube de Bezerras foi lançado em março, durante a ExpoCastrolanda, com a inscrição dos participantes. O Analista Técnico da área, Leonardo Damasceno, conta que, além de participarem de encontros instrutivos, as crianças e jovens, junto com os animais, são acompanhados nas propriedades.
“É feito um primeiro contato para as próprias crianças acompanharem as bezerras desde o seu nascimento com todas as marcações: peso ao nascer, o que foi fornecido para ela nas primeiras horas de vida e como é o passo a passo do crescimento desse animal. Essas informações são preenchidas pelos participantes no Diário da Bezerra e eles mostram esse caderno em todos os encontros e visitas”, revela Leonardo.
O preenchimento do diário compõe uma parte da nota dos participantes. A outra parte é a apresentação no Agroleite, quando será encerrado o ciclo de 2022. Na edição deste ano da feira, o julgamento do Clube de Bezerras será no sábado, 20 de agosto, às 9h, na Arena Agroleite – Cidade do Leite.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Por ‘Net Zero até 2040’, JBS receberá Troféu Curuca
Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%
Grupo Mantiqueira receberá Troféu Curuca de sustentabilidade