Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Capacitação abre portas para produtores de Alagoas

Região carece de aprimoração de técnicas de inseminação artificial
feedfood

Água Branca, município de Alagoas, recebeu uma ação conjunta da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Formação Profissional Rural (FPR). Nela, 20 produtores participaram do primeiro curso de inseminação artificial em bovinos.

As turmas, com dez produtores cada, são formadas por pessoas atendidas pela assistência técnica e gerencial do Senar da região. De acordo com o Senar, a iniciativa abre portas para um futuro promissor na atividade.

Tudo começou quando o técnico de campo, Davi Macedo, identificou a necessidade de aprimorar as técnicas de reprodução animal na região. Por isso, ele idealizou o curso: “A inseminação artificial em bovinos tem um grande potencial na região do Médio Parnaíba para os produtores criadores, tanto o gado corte, principalmente quanto o gado da produção de leite”.

20 produtores foram organizados em duas turmas na capacitação em Água Branca (Foto: divulgação)

O curso, com carga horária de 40 horas, abordou desde os aspectos teóricos da reprodução animal até a prática da inseminação, com aulas em sala de aula e atividades em campo. Os alunos aprenderam sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, técnicas de manejo e inseminação, seleção de reprodutores e cuidados pós-inseminação.

A capacitação foi ministrada pelos instrutores do Senar, Aline Monte e Jucelino Pachêco. “O trabalho realizado pela FPR e ATeG demonstra o compromisso do Senar com o desenvolvimento da pecuária em Água Branca. Um passo importante para a modernização da atividade, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade da carne bovina produzida na região”, declara o Senar.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

México abre mercado para importação de pepsina suína

Inovações e segurança ganham destaque em congresso de alimentos para animais

Mulheres Positivas inicia indicações para prêmio de empreendedoras no agro

Patrocinado
Patrocinado