Devido ao grande interesse pelas técnicas focadas em agricultura, embaixadora da Austrália, Sophie Davies, visita Ministério da Agricultura e Pecuária. Encontro dá início a tratativas de acordos comerciais e cooperação técnica entre os países.
Como destaca a Pasta, “em reunião com o ministro Carlos Fávaro, nessa quarta-feira (8), foram realizadas as primeiras conversas para dar início aos acordos comerciais que possam permitir a exportação da carne suína brasileira, bem como a importação de cevada e trigo australianos”. Na prática, os países devem articular, junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), pela redução das tarifas que possibilitem os embarques entre ambos.
Segundo a embaixadora, em conversa com Fávaro, “somos [os australianos] orgulhosos da nossa agricultura sustentável e temos muito a compartilhar”. “É uma grande oportunidade para a cooperação na área de pesquisa”, afirma.
A proposta de Fávaro, como também ressalta o MAPA, é de parceria em pesquisas de métrica de mercado de carbono, com objetivo de certificar quanto as florestas podem capturar.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos
Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?