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Brasil amplia relação com mercado halal

Por feedfood
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Foto: reprodução

De forma robusta e atenta aos mercados consumidores da carne de frango brasileira, ação organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na Gulfood 2023, deve crescer 20%. Evento acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Como destaca a ABPA, serão levadas 22 agroindústrias brasileiras multiproteínas para o encontro. Elas englobarão carne de frango, carne de pato, ovos, material genético e carne suína (para compradores não-islâmicos).

Entre as marcas confirmadas, estão a Aurora Alimentos, Avenorte, Avivar, Bello Alimentos, BRF, C.Vale, Coasul, Copacol, Dália Alimentos, Granja Faria, GtFoods, Jaguafrangos, Lar Agroindustrial, Naturovos, Netto Alimentos, Pamplona Alimentos, Pif Paf, Somave, SSA, Villa Germania, Vossko e Zanchetta Alimentos.  A Seara Alimentos e a Vibra Agroindustrial também estarão no evento, com estandes próprios.

Segundo a ABPA, a estratégia será focada na realização de encontros de negócios entre empresas e importadores e em reuniões com stakeholders locais.

A promoção da imagem dos atributos da proteína verde e amarela também estará em destaque. Além de materiais eletrônicos e físicos distribuídos ao público do evento (incluindo uma nova sacola com a marca internacional da carne de pato brasileira, a Brazilian Duck), a equipe da ABPA irá realizar degustação, com omeletes e o shawarma (um prato tradicional da cultura árabe) de carne de frango e de carne de pato.

“As projeções apontam para o crescimento dos negócios da avicultura do Brasil junto ao mercado halal. Além da provável ampliação das vendas para os destinos tradicionais, os embarques do setor neste ano deverão ser influenciados por outros mercados que deverão incrementar as suas compras, como o Catar, o Kuwait e o Egito. Neste contexto, a ação que realizaremos na Gulfood será estratégica para impulsionar os negócios em nossa já tradicional relação comercial com os consumidores muçulmanos”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Vale ressaltar que as relações comerciais entre a avicultura brasileira e o mercado halal é uma das mais tradicionais do Comércio Exterior do Brasil. Na década de 70, como relembra a Associação, os primeiros embarques brasileiros de produtos avícolas foram destinados ao Kuwait e a Arábia Saudita.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe Feed&Food. 

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