in ,

Biosseguridade também é aliada da nutrição, defende especialista

Tema foi abordado durante webinar realizado pela Perstorp

Processos de segurança e higiene são ações essenciais para quem trabalha na cadeia alimentar. Para reforçar a importância desses pontos, webinar realizado pela Perstorp nesta terça-feira (22) destacou estratégias para contornar possíveis contaminações de alimentos.

O evento on-line contou com a apresentação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dr. Everton Krabbe. Profissional destacou ações em prol da higiene e segurança no setor produtivo.

Onde estão os riscos e o que podemos fazer? Esse foi o questionamento que deu início a fala do especialista no webinar. Para Everton, o foco na biosseguridade deve ser a atenção total, isso inclui todos os “detalhes” que podem passar despercebidos e comprometer a saúde dos animais.

Um dos exemplos apontados pelo profissional foi a alimentação. “Sempre é importante que tenhamos uma clara ideia da composição dos alimentos, o que estamos oferecendo de consumo”, pontua. Nesta esfera, Everton salienta a necessidade de uma visão macro: “temos três possibilidades de risco: toxinas, microorganismo e oxidação, e isso é o maior conjunto de risco que teremos que enfrentar em nossas atividades”.

Além dos impactos na biossegurança, o profissional mostra que perdas neste processo comprometem também os resultados financeiros da produção. “Todos os meses nós avaliamos os custos de produção na Embrapa, 76,23% é o custo da nutrição”, comenta.

Tendo estes números em mente, o profissional mostra como é prejudicial as margens qualquer perda da rentabilidade que possa gerada por problemas na biosseguridade. “Estamos buscando nutricional de precisão e saúde intestinal, quando grãos ainda têm fumonisina. Queremos qualidade intestinal e mucosa boa, mas quando trabalhamos com grãos que mais de 70% tem fumonisina”.

O Webinar oferecido pela Perstorp foi transmitido em sistema próprio da companhia.

Fonte: redação feed&food.

Desempenho do agro está diretamente ligado às exportações

YARA

Yara Brasil anuncia nova diretora de Recursos Humanos