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AVES defende benefícios da ferrovia para o agro do ES

Modal férreo atenderá a crescente demanda de insumos, além de melhorar a competitividade dos setores
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O modal ferroviário pode representar uma solução estratégica para reduzir custos logísticos no transporte de insumos essenciais, como milho e farelo de soja, nos setores de avicultura e suinocultura do Espírito Santo. Em uma audiência pública recente sobre a prorrogação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a Associação dos Avicultores (AVES) e a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES) destacaram a importância da ferrovia para atender à crescente demanda de insumos, além de melhorar a competitividade dos setores.

Apesar do potencial, os altos custos em relação ao frete rodoviário têm sido uma barreira. Em 2023, estudos mostraram que o uso do transporte ferroviário encareceria o frete em aproximadamente 30% na comparação com o rodoviário. A proposta das entidades é buscar ajustes na concessão da FCA, que garantam um sistema ferroviário mais eficiente e de menor custo. Segundo Nélio Hand, diretor executivo da AVES e ASES, a meta é assegurar investimentos em infraestrutura e novas rotas que otimizem o fluxo de cargas, permitindo o uso pleno da capacidade ferroviária atual.

Com a prorrogação do contrato da FCA em negociação, o Governo Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planejam investimentos de R$ 24 bilhões até 2056. Entre as melhorias estão a modernização de linhas e a aquisição de locomotivas e vagões, o que poderá aumentar em 60% o volume de carga transportada, beneficiando, em especial, o fluxo de grãos e derivados no Espírito Santo. Esse fortalecimento do modal férreo é esperado para ampliar a movimentação de soja, milho e fertilizantes, otimizando o abastecimento de insumos agrícolas.

Meta é assegurar investimentos em infraestrutura e novas rotas que otimizem o fluxo de cargas (Foto: Divulgação)

A proposta de renovação prevê também o fortalecimento de pontos estratégicos ao longo da ferrovia, incluindo uma conexão ferroviária entre Unaí e Pirapora, em Minas Gerais. O plano de expansão deve impulsionar a movimentação de cargas em regiões produtoras de grãos e insumos, promovendo uma logística de menor custo e maior alcance para os setores de proteína animal e outras cadeias produtivas do agro no Brasil.

Fonte: AVES, adaptado pela equipe FeedFood.

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