in

Aves de corte demandam dieta adequada e de precisão

Larissa Alves atua como nutricionista de aves na Wisium

REPRODUÇÃO

A nutrição animal é um dos pilares fundamentais para o sucesso da avicultura. Uma dieta adequada e de precisão, além de aumentar a produtividade, é essencial para manutenção da saúde animal e segurança dos alimentos.

Para que a nutrição das aves seja eficiente e atinja o resultado esperado, é preciso, definir as metas a serem conquistadas e o caminho para alcançá-las. Tudo se inicia, então, com uma consistente análise dos objetivos da produção, como perfil do mercado consumidor (frango verde, caipira, galeto, aves pesadas, exportação). Informação essa que irá ditar o peso esperado ao abate, idade do animal no abate, ingredientes habilitados para uso e modelo de criação.

 Com todas as informações em mãos, é possível planejar um programa nutricional que atenda às exigências dos animais e alcance o retorno almejado pelo produtor.

Durante o processo de definição do programa nutricional, é necessário um bom conhecimento sobre ingredientes e novas tecnologias de aditivos, para melhor aproveitamento de nutrientes e otimização do custo da ração.

No mercado, os antibióticos, muito utilizados como promotores de crescimento, dão cada vez mais espaço às soluções alternativas naturais, que também são capazes de promover um sólido aumento de desempenho do plantel, sem abrir mão da qualidade e atendimento das tendências de consumo.

 Esses produtos têm sido muito estudados e contam cada vez mais com tecnologias avançadas, para que assim gerem os melhores resultados na avicultura. Neste contexto, a nutrição adequada não garante apenas que os animais atinjam o máximo potencial produtivo, mas corrobora para o equilíbrio na saúde dos animais, respeitando o uso de recursos e o meio-ambiente.

Neste sentido, os aditivos são produtos que oferecem alta rentabilidade para os produtores, configurando-se em alternativas mais saudáveis e eficientes na nutrição das aves. Um exemplo de aditivo extremamente eficaz é o B-SAFE®, grande aliado da qualidade, que atua na microflora intestinal das aves, favorecendo a saúde dos animais, protegendo-os de bactérias patogênicas e preservando as bactérias benéficas. Outro aditivo de destaque é o T5X®, que estimula as aves a produzirem enzimas que eliminam as micotoxinas. O B-SAFE® e o T5X® fazem parte do catálogo de produtos da Wisium.

A cada ano, cerca de 40 milhões de toneladas de ração são produzidas com a tecnologia Wisium e mais de mil clientes são atendidos por uma equipe altamente qualificada e comprometida.

Todo o trabalho é desenvolvido a partir de dados científicos e os benefícios dos produtos são comprovados em granjas com diferentes características e metas de performance. Como marca global de aditivos, premixes e serviços, a Wisium está preparada para contribuir com seu know-how e promover maior qualidade e eficiência na avicultura brasileira, beneficiando granjas e consumidores.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

Nis Nutri comemora resultados de encontro presencial

carne de hamburguer

MAPA propõe mudanças na identidade do hambúrguer