A Agroceres PIC e a Cooper A1 promoveram no dia 30 de novembro mais uma edição do tradicional Seminário Técnico. Realizado na cidade de Tunápolis (SC), o 18º Seminário Técnico Cooper A1-Agroceres PIC, reuniu cerca de 200 participantes, entre suinocultores integrados e membros da equipe técnica da cooperativa catarinense.
O objetivo central do evento foi discutir as transformações em curso na atividade suinícola, o impacto de cada uma delas sobre o ambiente de produção e, sobretudo, apresentar informações técnicas, ferramentas e soluções tecnológicas com potencial para auxiliar os produtores da Cooper A1 a melhorar seus resultados produtivos e econômicos.
“Foi uma manhã de troca de experiências, muito aprendizado e interação técnica. O seminário é uma atividade muito especial para nós da Agroceres PIC, pois nos permite discutir com os produtores da Cooper A1 temas importantes para o desempenho da suinocultura, sempre tendo como foco a realidade do sistema produtivo da cooperativa”, explica o Coordenador Técnico Comercial da Agroceres PIC, Ariberto Cella.
Antecipando o futuro
Na palestra de abertura, Alexandre Furtado da Rosa, Diretor Superintendente da Agroceres PIC, traçou um panorama da suinocultura brasileira e mundial, apresentado os desafios, as tendências e como cada uma delas deve influenciar a produção de suínos hoje e nos próximos anos. Furtado da Rosa falou ainda sobre o papel da genética frente às novas demandas evolutivas da atividade e apresentou as principais soluções tecnológicas disponíveis, explicando como elas vêm ajudando a maximizar a produtividade e a eficiência na produção tecnificada de suínos.
Na apresentação seguinte, Paulo Costacurta, Diretor de Agropecuária da Cooper A1, fez um resgate histórico da suinocultura da cooperativa, destacando sua evolução, sua pujança e importância para os produtores e para os negócios da Cooper A1. Na sequência, explorando o tema “Visão de Futuro – o que precisamos fazer?”, o Gerente de Suinocultura da Cooper A1, Carlos Eduardo Cerutti Dal Piva, enumerou os investimentos, aspectos estruturais, produtivos e técnicos que precisam continuar evoluindo para a suinocultura A1 manter-se na dianteira da competitividade.
Para fechar a programação foram revelados os vencedores do prêmio “Destaques da Suinocultura”, realizado para reconhecer e valorizar o esforço dos suinocultores, cujas propriedades apresentaram os melhores índices produtivos.
Espaço para interação técnica e troca de informações
Para o Diretor da Cooper A1, Paulo Costacurta, mais do que positiva a realização do encontro é necessária. “Temos uma parceria muito sólida com a Agroceres PIC. O Seminário Técnico é um instrumento muito importante para a capacitação e atualização técnica de nossa equipe”, afirma. “Todos os anos, nos reunimos com a equipe da Agroceres PIC, para trocar experiências, receber informações técnicas atualizadas, conhecer novas ideias e conceitos, que são muito úteis para o dia a dia do nosso fomento de suínos”, conclui.
Fonte: A.I.
LEIA TAMBÉM:
Indicador de Preços da Tilápia chega em nova região
Copa do mundo: 70% do frango consumido no Catar é brasileiro