Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

Agricultores alemães mostram interesse em usinas solares

feedfood

A pesquisa realizada pela DLG antes da feira EnergyDecentral em Hanover, que ocorre entre os dias 12 a 15 de novembro, em Hanover (Alemanha), apontou que os agricultores alemães demonstraram interesse em investir nas usinas fotovoltaicas e agrovoltaicas, quando 95% dos entrevistados acreditam na responsabilidade de deixar um ambiente sustentável para as futuras gerações. Porém, apesar da conscientização sobre as mudanças climáticas, apenas 23% expressaram preocupações com os efeitos diretos em suas fazendas, destacando uma disparidade entre as preocupações globais e locais.

Do total de 125 participantes, 83 completaram a pesquisa, e mais de 77% já investiram em sistemas fotovoltaicos tradicionais, no entanto, a busca pela diversificação com sistemas agrovoltaicos enfrenta desafios, como altos custos de investimento e uma burocracia complicada.

Do total de 125 participantes, 83 completaram a pesquisa, e mais de 77% já investiram em sistemas fotovoltaicos tradicionais (Foto: Divulgação)

A pesquisa também destacou que, embora os agricultores vejam vantagens na combinação de produção agrícola e geração de energia solar, eles reconhecem desvantagens na operação da terra com máquinas. Os agricultores afirmaram que otimizar a luz para as plantas é crucial, embora preocupações sobre sombreamento e impactos climáticos sejam secundárias. Além disso, há uma divisão clara entre as opiniões sobre a viabilidade de sistemas agrovoltaicos em suas propriedades.

Embora haja um entendimento geral sobre o funcionamento e as aplicações desse tipo de sistema, os agricultores indicaram lacunas em informações sobre desenvolvimentos recentes e regulamentações necessárias. Críticas foram direcionadas à lentidão na expansão da rede elétrica e às restrições locais em áreas utilizáveis, destacando a necessidade de melhorias na legislação para viabilizar a adoção desses sistemas.

Fonte: EnergyDecentral, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Exportações de carne suína superam 120 mil toneladas

IFC Amazônia será lançado oficialmente quarta-feira (9)

Doença Respiratória Bovina desafia a pecuária global