Para potencializar o mercado pesqueiro do Brasil, governo, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assinou memorando de entendimento com a Global Fishing Watch. Decisão firma comprometimento ao ato de aprimorar o rastreamento por satélite de embarcações de pesca no País
De acordo com a Pasta, documento foi assinado pelo Secretário da Aquicultura e Pesca do MAPA, Jorge Seif Junior e pelo diretor executivo da Global Fishing Watch, Anthony Donald Long. Vale lembrar que a GFW é uma organização sem fins lucrativos e o Brasil se tornou o sétimo país a integrar a plataforma oferecida pela ONG.
ENTENDA A PLATAFORMA:
A plataforma, desenvolvida pelo Google, conta com tecnologia para processar grande quantidade de dados e utiliza de inteligência artificial para ajudar pescadores, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade para melhor entender o comportamento das operações de pesca realizadas no país.
“Nós estamos muito otimistas com essa parceria e totalmente alinhados com as iniciativas globais de promover a melhoria da gestão da pesca no país. A pesca é uma atividade economicamente importante ao Brasil, e deve ser bem monitorada e gerenciada, baseada nos princípios da sustentabilidade. A SAP/MAPA, vem se esforçando para desenvolver cooperações técnicas que aprimorem e ampliem a nossa capacidade de entregar bons serviços e resultados aos pescadores e que promova a prosperidade do setor, bem como, dos recursos pesqueiros”, explica o secretário Jorge Seif Jr.
Para o profissional, a cooperação internacional é um marco para SAP/MAPA em termos de gestão da pesca. A plataforma estará disponível para uso dos parceiros institucionais como Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio e Marinha do Brasil.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Vendas de ovos registram pequena queda em abril