Natalia Ponse | [email protected]
Entre os dias 9 e 12 de abril, o 2º Simpósio Internacional de Sanidade Bovina (Sanibov), organizado pela professora Viviani Gomes, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ USP), recebeu pesquisadores, alunos e professores para apresentar dados de importantes pesquisas realizadas no setor.
Dentre as pesquisas apresentadas no evento, cujo tema foi “saúde gastrointestinal de bovinos”, a Inata Biológicos apresentou dados referentes à “Avaliação dos Genótipos de Rotavirus Isolados de Fezes Diarreicas de Bezerros Leiteiros”.
“Entre 2021 e 2023, nosso laboratório de diagnóstico isolou 130 sementes de Rotavirus Bovino do Tipo A; destas, 27 foram genotipadas – ou seja, avaliamos a diversidade das proteínas estruturais do vírus. Essas proteínas são os antígenos contra os quais os animais produzem os anticorpos”, explica o gerente de Operações Bovinos da companhia, Paulo Dutra.
O resultado, conta o executivo, mostra uma diversidade que reforça a diferença dos isolados no Brasil. “A proteção cruzada de cepas heterólogas é fraca e reforça a necessidade de diagnóstico e monitoramento. As vacinas autógenas se apresentam como uma alternativa importante no controle destes desafios sanitários específicos que causam tantos danos econômicos aos criadores”, pontua Paulo.
E foi justamente este o trabalho a ser agraciado com uma premiação como primeiro lugar no Sanibov. “É o resultado do trabalho de um time, de todos nós dentro da Inata”, resume o gerente, complementando: “Conseguimos demonstrar para a comunidade científica, e também para nossos clientes, a diversidade desse agente e a principal alternativa para proteger os nossos animais contra as rotaviroses”.
“Eu fui o representante, o agraciado naquele momento, mas toda a equipe da área de bovinos da Inata, todo o nosso time de diagnóstico e de produção das vacinas também está envolvido nessa troféu”, finaliza.
LEIA TAMBÉM:
Metionina desempenha papel crucial no desenvolvimento dos animais
Frangos e suínos apresentam redução nos custos de produção
Governo brasileiro impulsiona agricultura e pecuária na África