A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia oferece, por meio da plataforma AquaPLUS, o TrutaPLUS. A ferramenta permite que os produtores de um dos peixes de águas frias mais valorizados, a truta-arco-íris (Oncorhynchus mykiss), possam avaliar a estrutura e a diversidade genética dentro e entre plantéis comerciais de reprodutores dessa espécie.
A tecnologia foi desenvolvida com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da própria Embrapa. O pesquisador Alexandre Caetano explica que os truticultores das regiões serranas do Brasil, como a Serra da Mantiqueira em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e a Serra Catarinense, podem dar início à análise genômica dos reprodutores e matrizes de seus plantéis.
A ferramenta permite obter soluções simples, de baixo custo, práticas e inovadoras, capazes de promover a qualificação, o manejo e melhoramento genético da espécie, a exemplo do que vem ocorrendo desde o lançamento da plataforma AquaPLUS com a oferta de outras quatro ferramentas genômicas voltadas a espécies aquícolas.
Com a caracterização genética do plantel, o truticultor será capaz de selecionar os reprodutores e matrizes com maior probabilidade de gerar proles com características desejadas, como resistência a doenças, boa taxa de conversão alimentar, crescimento rápido etc. A ferramenta ainda evita acasalamentos entre animais com parentesco próximo, chamados consanguíneos, que aumentam as chances de problemas genéticos nos descendentes.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Brasil abre 37 novos mercados para o agronegócio em 2023