Compreendendo as áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM WEEK será realizada entre os dias 1 e 3 de agosto, em São Paulo. E quem participa deste encontro é a Evonik, que, como player global em coletores para flotação reversa catiônica de minério de ferro, agora também oferece seus produtos químicos de alto desempenho para a indústria de mineração brasileira.
A linha de produtos Technical Applications inclui uma ampla gama de tensoativos orgânicos especiais, como éter-monoaminas e éter-diaminas, compostos de amônio quaternário, imidazolinas e anfóteros.
A empresa também oferece tensoativos catiônicos e não iônicos para aplicações em mercados industriais, que podem funcionar de várias maneiras, por exemplo, na hidrofobização e emulsificação de soluções.
Entre as principais aplicações desta linha de produtos estão produtos para flotação, auxiliares de desaguamento, agentes de controle de espuma, anti-cake, emulsificantes para explosivos e controle de poeira.
As soluções têm sido usadas em minas de hematita e magnetita em todo o mundo. Uma dessas especialidades são as éter-aminas, agentes essenciais nos processos de beneficiamento do minério de ferro. A Evonik também oferece formulações sob medida para otimizar a recuperação de massa e metal, nível de formação de espuma e grau de concentração.
Para a flotação reversa de fosfato, a empresa desenvolve reagentes específicos que proporcionam desempenho equivalente ou superior ao utilizar uma dosagem de coletores inferior a dos produtos químicos tradicionais concorrentes ainda em uso no mercado.
E, no caso da flotação de minério de potássio, as formulações ajudam a controlar os teores de espuma e concentrado. Além dos coletores minerais, a Evonik também oferece uma linha de aditivos antiaglomerantes para a indústria de potássio.
Os coletores catiônicos da Evonik também são usados no beneficiamento de muitos outros minerais para melhorar a eficiência na recuperação das plantas – alguns deles são zinco, carbonato, feldspato, areias de vidro, sílica, barita, wollastonita, nióbio, cobre, entre outros. Além das soluções mencionadas, a marca também produz auxiliares de desaguamento, que ajudam na filtragem de concentrados e rejeitos reduzindo a umidade da torta.
A gerente de Negócios da Evonik no Brasil, Adriana Veríssimo, conta que os mais de 40 anos de experiência da empresa no fornecimento de produtos químicos de alto desempenho para a indústria de mineração deram à marca um importante alcance global.
“Hoje estamos presentes nas principais regiões mineradoras, fornecendo suporte local aos nossos clientes para ajudá-los a melhorar seu desempenho e otimizar o valor de seus produtos. E essa será a excelência que estenderemos também aos nossos clientes brasileiros”, afirma.
Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Exportação de genética avícola cresce 95%
Genética contribui para o aumento do valor total da carcaça suína