Ao agrupar princípios, estratégias e procedimentos para contenção e erradicação de focos de Peste Suína Africana (PSA) em um só documento, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulga Plano de Contingência. Brasil está livre da doença desde 1984.
Como explica a Pasta, o documento foi elaborado pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com a contribuição de diferentes agentes do serviço veterinário oficial brasileiro, de instituições de ensino e de pesquisa e de entidades representativas do setor privado (produção e indústria).
“Em caso de ocorrência de PSA no Brasil, será declarado estado de emergência zoossanitária pelo MAPA e se dará início ao conjunto de atividades descritas nos planos de contingência, tendo em vista a condição de país livre da doença e as graves consequências econômicas e sociais advindas”, destaca.
Vale ressaltar que a PSA, uma doença viral, não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar criações de suínos, pelo alto poder de transmissão. “No Brasil, o último foco da doença foi registrado em 1981 e o País foi declarado livre da PSA em 5 de dezembro de 1984. Até o momento, não existe vacina com eficácia comprovada contra a PSA”, relembra o Ministério.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Ministro Marcos Montes reforça o poder do agro brasileiro