Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Agritalks abrem oportunidade de negócios e inovação na Europa

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti está em missão internacional em Portugal e na França nesta semana (08 e 09) para participar dos eventos Agritalks, realizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa e Paris.  

O tema predominante serão as inovações na produção agropecuária, com foco em soluções com impacto na mudança climática, na experiência brasileira na adaptação climática e em tecnologias de mitigação de carbono na agricultura. 

Os encontros são promovidos pela ApexBrasil e têm como objetivo levar ao exterior informação e esclarecimento sobre a agricultura brasileira, buscando também a construção e a manutenção da imagem do agro. As apresentações fazem parte de debates com representantes europeus de setores de interesse na área, fortalecendo o posicionamento brasileiro como parceiro estratégico de mercado. 

“Nossa expectativa é de que a participação da Embrapa nos dois eventos fortaleça e contribua com a pauta brasileira de negócios no exterior, apoiando a agenda de Estado. A Empresa apresentará à comunidade internacional, como tem feito em diferentes oportunidades, sua capacidade histórica de gerar respostas concretas aos desafios de inovação das diferentes cadeias produtivas e aos agricultores brasileiros”, explica Moretti. “Trata-se de uma oportunidade de atrair ainda mais investimentos para inovação aberta, assim como negociar o licenciamento de ativos no exterior e ajudar em questões relacionadas à imagem do Brasil perante a comunidade internacional”, afirma. 

Em Lisboa, a iniciativa será realizada com a Embaixada do Brasil e o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e da Atlantic Hub, organização portuguesa com sede em Lisboa e escritório em São Paulo, que fomenta o empreendedorismo e parcerias dentro do ambiente de negócios. 

O Agritalks Lisboa tratou dos desafios para a manutenção das cadeias alimentícias, reforçando o Brasil como um dos principais parceiros de países europeus no setor agropecuário, com destaque para Portugal como porta de entrada para o mercado da região. 

Já o evento da capital parisiense será realizado na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Estão mobilizados os principais comitês decisórios da entidade, além de especialistas em agricultura e meio ambiente. O objetivo é dar oportunidades ao Brasil para demonstrar iniciativas e estratégias que aliam produção e conservação. Os eventos contribuem para que o País tenha acesso à OCDE e mais oportunidades de cooperação, parceria e mercado. 

Estudos conduzidos na organização têm ajudado na definição de princípios e regras que pautam o comércio agrícola internacional, bem como na percepção de investidores e formuladores de opinião dos principais mercados importadores de produtos brasileiros. 

O presidente da Embrapa estará acompanhado do coordenador do Labex Europa, Vinícius Guimarães. Estão confirmadas as presenças do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, e de delegados da organização internacional, especialistas e pesquisadores envolvidos em projetos de sustentabilidade. 

O evento está sendo organizado com o apoio da delegação de Portugal, voltado à promoção de uma agenda de sustentabilidade alinhada à preservação de recursos naturais e ao desenvolvimento econômico e social, a partir de experiências do Brasil e de Portugal. 

Haverá uma mesa-redonda com a participação do secretariado da OCDE, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representação portuguesa. As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil também estarão entre os assuntos, no contexto da promoção e desenvolvimento da agricultura sustentável e da bioeconomia. 

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Preços dos ovos apresentam patamar recorde