Imagem e reputação sustentam o valor de uma marca. Assim, com trabalho de construção e manutenção bem-feito, potencializam a marca e reforçam o seu valor. Porém, se não forem bem gerenciadas podem trazer sérios complicadores à estratégia. Definir esses conceitos e aplicá-los diretamente ao negócio é o ponto central do painel ‘O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca’, que abre o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, no dia 14 de setembro de 2022, a partir das 8:30h, em São Paulo. O painel terá mediação de Cláudia Leite, executiva experiente e diretora da Hilo.
Ana Luisa Almeida, presidente da ALL+ e palestrante, explica que a reputação de uma marca é como um filme e a imagem é um “take”, ou seja, uma cena dele. “Outro ponto importante é que, nos dias de hoje, o posicionamento da organização de maneira coerente e rápida é cada vez mais exigido. Em um momento de crítica ou denúncia, é importante que a empresa tenha agilidade no posicionamento, pois mesmo um pequeno problema pode se tornar grande, independente de ser ou não verídico”, detalha a especialista.
Para Ana Luisa, em um momento de crise de imagem, o importante é a empresa manter a transparência e ter comunicação aberta ao diálogo com clientes, colaboradores e fornecedores. “Coerência é a chave para a resolução rápida de uma crise de imagem. Quando uma instituição se posiciona de forma ágil e coerente, as chances de as mídias sociais e outros veículos midiáticos saírem em sua defesa são maiores. Por isso, é muito importante a monitoração diária do que estão falando sobre sua marca e se posicionar rapidamente”.
Patrícia Marins, sócia da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, também participante do painel, complementa que a reputação de uma instituição precisa ser cuidada principalmente nos momentos de bonança e não somente durante uma crise. “No momento em que não ‘há tempestade no mar’ é quando o marinheiro pode cuidar de toda a embarcação”, exemplifica. Ela diz que quem administra crises sabe que elas podem ser evitadas por meio de mapeamento de riscos e gestão prospectiva de cenário, por exemplo. “Para sair de uma crise, é necessário contar sua história, ter voz e ponto de fala. Quando você se restringe, você se afunda”, complementa.
Eduardo Heiji Tomiya, CEO da TM20 Branding, também participa do debate. “Branding é uma estratégia essencial utilizada por diferentes marcas mundiais para conquistar o consumidor. Isso se dá por conjuntos de ações alinhadas ao propósito, valor e posicionamento da marca. Despertar conexões para que o cliente escolha sua instituição é o compromisso da estratégia de branding”, contextualiza Eduardo.
Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, explica que o objetivo do painel é debater como os tópicos relacionados à imagem e reputação influenciam na percepção do público em relação à marca. “Há décadas o setor agropecuário perde a oportunidade de contar sua história e de construir a marca Agro do Brasil. Quando construímos uma imagem e reputação fortes conseguimos criar uma aliança entre marca e clientes ou, no caso do Agro, de construir uma aliança entre o campo e a sociedade urbana, a exemplo do que acontece em diversos países. Queremos levar essa mensagem às empresas, às associações e aos produtores de forma com que toda a cadeia produtiva do Agro se comunique melhor e que tenhamos a marca Agro do Brasil forte e reconhecida”, completa o presidente.
O congresso
O 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA reunirá 20 especialistas, que compartilharão experiências e estudos com o compromisso de contribuir com ideias inovadoras para ajudar empresas, instituições, agências e veículos de mídia a aproveitar melhor as diversas ferramentas de comunicação e marketing.
Os painéis são: ‘O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca’; ‘Qual o Perfil do Produtor Rural e o que Pensa a População sobre o Agro’; ‘Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro’; ‘Na Era do Digital, a Importância do Cross Mídia’; e ‘Na Comunicação Tudo é Possível, Mas Nem Tudo Convém’.
Para mais informações, programação e inscrições, clique aqui.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
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