MERCADO

Conteúdo

Cobb-Vantress fala sobre manejo correto de ovos férteis

feedfood

O manejo de ovos férteis tem impacto direto na qualidade de pintos de um dia, por isso os cuidados em seu armazenamento devem começar desde o momento da postura dos ovos e vão até o transporte, uma parte importante do processo e que precisa ser controlado, como explica o médico veterinário e gerente Sênior e especialista em Incubação da Cobb-Vantress, Guilherme Seelent, na quarta-feira (10), durante sua palestra ‘Pontos-chave no armazenamento e transporte de ovos incubáveis da granja ao incubatório”, que aconteceu no Siavs 2022, em São Paulo. “A qualidade dos pintos de um dia começa com a qualidade dos ovos incubáveis e seu manejo, já que eles estão tão vivos quanto os pintos de um dia”, destacou o especialista. 

Neste processo, ele destaca o controle de temperatura entre os fatores mais importantes para atingir melhores resultados. “Se o embrião for submetido a uma temperatura abaixo do ponto chamado zero fisiológico, conhecido como a temperatura mínima para se desenvolver, e que é de 23,9°C, a sua taxa de desenvolvimento é reduzida”, salientou Seelent, lembrando também que a temperatura de armazenamento na granja depende do tempo em que os ovos permanecem na granja. “Se os ovos são transportados diariamente para o incubatório, uma temperatura adequada seria entre 24° e 25°C, mas se ovos ficam na granja por dois ou três dias, a temperatura ideal cai para 21° e 22°C. Já no transporte, é importante que a temperatura esteja entre 1 e 2 graus abaixo daquela na sala de ovos da granja”. 

Transporte 

Os cuidados no transporte dos ovos são fundamentais para evitar perdas e atingir melhores resultados de eclosão, defendeu o executivo. “Dessa forma, o transporte dos ovos da granja para o incubatório deve ser feito de preferência nos horários mais frescos do dia através de um caminhão baú climatizado, limpo e desinfetado. Aqui vale ressaltar que o caminhão deve ter capacidade de aquecimento e refrigeração para manter a temperatura adequada em todo o período o ano”. 

Durante a apresentação, Seelent também alerta para a vibração que passam os ovos durante o transporte e seus impactos na qualidade. “A vibração do transporte pode afetar a qualidade interna e favorecer a ocorrência de trincas e micro trincas. Por isso, os motoristas devem estar treinados para os cuidados que devem ser tomados com a carga e com o veículo para manter a integridade e qualidade dos ovos”, encerrou. 

 Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

Por ‘Net Zero até 2040’, JBS receberá Troféu Curuca

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Grupo Mantiqueira receberá Troféu Curuca de sustentabilidade