AQUICULTURA

Conteúdo

Piscicultura brasileira atinge novo patamar

feedfood

De maneira robusta, a piscicultura brasileira segue se destacando quando a pauta é exportação. Apenas nos três primeiros trimestres deste ano embarques já são 10% maiores do que as verificadas em todo 2020, como aponta o Informativo Comércio Exterior da Piscicultura – sétima edição, realizado pela Embrapa.

Para o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), Manoel Pedroza, ao todo, “as exportações de 2021 podem apresentar um crescimento de pelo menos 15% comparadas com as do ano passado”.

Segundo o levantamento, em 2020, as exportações totalizaram U$ 11,7 milhões; esse valor foi 4,4% superior ao verificado no ano anterior. “Já nos nove primeiros meses de 2021 (de janeiro a setembro), o país exportou produtos da piscicultura no valor total de U$ 12,8 milhões. O terceiro trimestre deste ano teve valores financeiros 71% maiores do que os verificados no mesmo período de 2020”.

Neste cenário benéfico, a tilápia se destaca: “Um dos dados que chamam a atenção é a liderança já consolidada da tilápia como principal espécie exportada: apenas de julho a setembro deste ano, foram U$ 4,9 milhões. Somando-se os três trimestres, as exportações brasileiras de tilápia chegaram a U$ 10,9 milhões, que significaram 85% do valor de todo o peixe exportado pelos produtores brasileiros no período”, afirma o informativo.

Como destaca Manoel, “a posição da tilápia como principal espécie exportada é uma tendência consolidada e que deve se manter no médio prazo, apesar da perspectiva de crescimento das exportações de outras espécies como o tambaqui”.

Destinos:

O informativo também aponta que, os Estados Unidos foram o destino de 54% dos peixes exportados pelo Brasil neste ano. Em valores financeiros: U$ 7 milhões. Na sequência, vem a China, com mais de U$ 1,5 milhão ou 12% das exportações brasileiras. Comparando-se o terceiro e o segundo trimestres deste ano, houve crescimento de 43% nos valores das exportações da piscicultura brasileira.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Diferencial do ovo brasileiro está no frescor

Brasil participa de rodada de negócios com foco no Reino Unido

Consumo per capita de ovo deve aumentar em 2021