Natalia Ponse | natalia@dc7comunica.com.br
A 24ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) foi o evento escolhido pela unidade de Avicultura da Vaxxinova para o lançamento da Vaxxon Coccivet, um produto específico para frangos de corte. Essa vacina viva atenuada oferece proteção para cinco cepas de Eimeria, essenciais para a produção de frangos. Além disso, o controle biológico, por meio da vacinação spray no primeiro dia, imuniza as aves com eficiência e influencia positivamente na melhoria da qualidade intestinal, contribuindo para um melhor desempenho zootécnico das aves.
O diretor da Unidade de Aves, Jeovane Pereira, explica que o principal objetivo no evento foi apresentar aos clientes uma alternativa de solução biológica para o controle da coccidiose; desta vez, por meio do conceito de vacinologia. “Já existe, na indústria avícola, um conceito bem estruturado de prevenção para a maioria das enfermidades que acometem as aves por meio de vírus ou bactérias. Em aves de ciclo longo, sejam reprodutoras de frangos de corte ou poedeiras comerciais, o uso da vacina de coccidiose na prevenção contra o protozoário já está consolidado há décadas com benefícios de melhoria de uniformidade das aves, ganho de peso e maior número de ovos por ave alojada dos lotes imunizados”, pontua.
Mas, quando falamos do controle da coccidiose em frangos de corte, Jeovane explica a grande oportunidade de aplicar o conceito de vacinação na imunização das aves, cujo atual controle, em sua grande maioria, é realizado pelo uso de anticoccidianos administrados via ração para as aves. “O posicionamento da Vaxxon Coccivet no mercado brasileiro visa revisitar o conceito de imunização das aves como alternativa viável no controle da coccidiose e esse tema muito nos aproxima do ‘core bussiness’ da nossa empresa. Temos uma nova fábrica de vacina em Ibiúna (SP), uma excelente vacina e um time de campo preparado para orientar a indústria avícola de como realizar o controle biológico da coccidiose”, conta Jeovane .
A gerente de Produto, Jeniffer Pimenta, complementa: “A solução vacinal não só protege as aves, mas também promove a substituição das cepas de campo por cepas vacinais, proporcionando uma proteção abrangente e eficaz. Além disso, otimizamos a nutrição e a imunologia frente aos desafios de campo, desenvolvendo aves saudáveis nos pequenos detalhes que fazem a diferença positiva nos resultados produtivos”.
A Vaxxon Coccivet chega ao mercado em um contexto no qual a dinâmica da produção avícola envolve otimização, define o gerente Técnico, Gustavo Schaefer. ‘São mais aves por metro quadrado e mais quilos de carne produzidos neste espaço, granjas cada vez maiores, mais granjas por região produtora, portanto, uma indústria cada vez mais adensada”, diz e finaliza: “Nessa dinâmica, a vacina vem ao encontro do controle e da prevenção desses microrganismos que podem causar problemas caso se repliquem em condições mais adensadas. Por isso, a vacinação atua como uma ferramenta na busca por um controle mais adequado”.
Mais informações sobre a Vaxxon Coccivet estão disponíveis no site oficial da marca.
Acompanhe mais destaques da Feira de Negócios na página especial do SBSA em nosso portal e em nossas redes sociais, e a cobertura completa você confere na próxima edição da Revista FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Política Nacional do Agronegócio, importante para a cadeia de proteína animal
Brasil expande mercado com exportação de carne de frango para a Malásia
Fazenda da Toca recebe prêmio de Destaque Index 2024 no segmento ovos