Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Um novo estágio na produção alimentar brasileira

Fundo JBS pela Amazônia visa recuperar áreas degradadas e fortalecer os negócios na floresta
feedfood
Foto: reprodução

Revista FeedFood nº 200

Produzir alimentos de forma sustentável e em prol de uma sociedade cada vez mais alinhada à importância do desenvolvimento ambiental ganha novos contornos toda vez que grandes profissionais direcionam suas energias a iniciativas inovadoras, como é o caso da conselheira do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Maestri Karoleski.

Ao colocar em prática um sonho antigo, Joanita começou uma jornada de dedicação nesta área e buscou ser referência na interface entre o setor privado e a sociedade civil. E cumprindo esse anseio, a executiva, desde setembro de 2020, ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.

Em entrevista à FeedFood, ela explica o que é e qual a importância do Fundo para os diferentes elos da cadeia produtiva brasileira, como também convida consumidores a conhecer um universo de possibilidades dentro de um território tão rico quanto o amazônico – isso, sem uma árvore sequer ser derrubada.

Foto: reprodução
Conselheira do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Maestri Karoleski (Foto: reprodução)

“Existem vários Brasis dentro do Brasil. Quando observamos os nove Estados da Amazônia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito baixo, o que representa um paradoxo frente ao enorme potencial da sociobiodiversidade da floresta. Para que possa haver desenvolvimento socioeconômico que não seja o modelo importado do Sudeste ou do Sul, é necessário mudarmos nosso modelo mental e trabalharmos com muita preparação e capacitação das pessoas. Eu gostaria muito de ver a Amazônia buscando desenvolvimento com base na economia da floresta, com negócios sendo feitos pela população local, ou no mínimo com negócios que gerem valor para as populações locais.

Acredito muito que a COP30, em Belém, vai trazer luz sobre isso. Será uma oportunidade que ajudará a mostrar exatamente para o mundo o que dá, de fato, para ser realizado”.

Acesse todo o conteúdo na íntegra em nossa revista on-line.