Um dos principais embaixadores do agro brasileiro, Francisco Turra será homenageado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). O ex-ministro da Agricultura liderou por 14 anos a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), período em que unificou as cadeias da avicultura e suinocultura e abriu mercados para os produtos do Brasil em mais de 80 países.
A trajetória de Turra será celebrada com o prêmio Destaque do Setor Privado Organizado. A entrega ocorrerá no tradicional Jantar do Galo, durante o 7º Workshop Sindiavipar, no Centro de Eventos da Lar, em Medianeira (PR). Na ocasião, a também ex-ministra Tereza Cristina receberá a distinção com o Destaque Governo Federal.
O Workshop Sindiavipar 2022 será realizado nos dias 23 e 24 de novembro e contará com área para expositores, palestras técnicas e Arena de Inovação, com participação de startups. O evento marca o retorno das atividades presenciais no setor avícola do Paraná.
Legado para o Brasil
Filho de pequenos produtores rurais de Marau, no Norte do Rio Grande do Sul, Francisco Turra teve uma trajetória de sucesso no setor público antes da carreira no setor privado. Foi deputado estadual constituinte, deputado federal, além de ministro da Agricultura no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998.
Ao ser escolhido para liderar as agroindústrias produtoras de frango brasileiras, Turra tornou-se conhecido no mundo todo. Depois de unir as cadeias da avicultura e suinocultura, como presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, percorreu quase 100 países abrindo mercados, superando bloqueios internacionais e divulgando a produção agrícola nacional.
Em mais de uma década comandando a ABPA, a humildade e a resiliência de quem é criado no interior o fizeram admirado e respeitado nas mais importantes rodas de negócios do mundo. A paixão e o trabalho levaram o Brasil a ser o segundo maior produtor e o maior exportador de carnes de aves e um dos três maiores produtores e exportadores de carne suína do planeta.
Atualmente, além de palestrante e consultor em agronegócios, Francisco Turra é presidente do Conselho Consultivo da ABPA. Também faz parte do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO).
Maior produtor e exportador nacional
Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador de carne de frango do País. O estado representa mais de 40% dos embarques brasileiros e 35% da produção nacional, com a geração de mais de 85 mil postos de trabalho diretos e 1,4 milhão indiretos.
Ao todo, o Paraná produz 4,9 milhões de toneladas anuais de carne de frango, sendo aproximadamente 3,1 milhões de toneladas (63%) para o mercado interno e 1,8 milhão de toneladas (37%) para o mercado externo.
O Brasil é o segundo maior produtor — atrás dos Estados Unidos — e maior exportador da avicultura do planeta.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Indicador de Preços da Tilápia chega em nova região
Copa do mundo: 70% do frango consumido no Catar é brasileiro