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Psicologia no agro: desafios e soluções para o setor

Para Kátia Saraiva, o produtor rural que atua com responsabilidade em relação aos seus colaboradores está, na verdade, fazendo um investimento
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Com uma visão profunda e necessária sobre as complexidades emocionais enfrentadas por trabalhadores do setor agropecuário, o livro “Psicologia? Presente! A psicologia no Agro”, da autora Kátia Saraiva, oferece ao leitor uma abordagem especializada para lidar com questões de estresse e saúde mental.

No livro, lançado este ano, a autora descreve sua trajetória no segmento e esclarece quais aspectos foram essenciais para promover mudanças culturais (Foto: divulgação)

Kátia é psicóloga com mais de 20 anos de experiência no agronegócio, atendendo empresas no Sul do País e produtores brasileiros que têm áreas no Uruguai. No início, sua atuação, que hoje é rotina, demandou dedicação e compreensão das diversas realidades do trabalho rural.

No livro, lançado este ano, a autora descreve sua trajetória no segmento e esclarece quais aspectos foram essenciais para promover mudanças culturais e aumentar a preocupação com a gestão de pessoas em um setor com características distintas.

De acordo com a psicóloga, o empresário rural é bom em produzir, conhece as técnicas e manejos, mas precisa aprender a lidar da melhor forma com os colaboradores. Os empregadores, produtores rurais, em geral têm uma visão superficial sobre seus trabalhadores. “Não errada, mas superficial”, e que com o diagnóstico correto e uma mudança de olhar costuma gerar excelentes resultados.

No prefácio do livro, o sócio-proprietário do Grupo Quero Quero, Ricardo Gonçalves, relatou que o trabalho na gestão de pessoas contribuiu para a criação de uma nova cultura na empresa.

Segundo Ricardo, as ações implementadas por Kátia “impulsionaram o retorno dos funcionários à escola, o hábito da leitura foi estimulado e a convivência entre todos tornou-se mais saudável”.

Para Kátia, o produtor rural que atua com responsabilidade em relação aos seus colaboradores está, na verdade, fazendo um investimento. Isso vai além de salários e benefícios; é um reconhecimento do valor que essas pessoas têm para a empresa.

Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado pela equipe FeedFood.

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