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Projeto tem como objetivo tornar o agro uma paixão nacional

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Com intuito de tornar o agronegócio uma paixão nacional, Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA) lidera projeto de comunicação. ‘Marca Agro do Brasil’ é resultado de estudo e será composto por iniciativas que aproximarão a cidade do campo.

Como explica a ABMRA, a pesquisa ‘Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro’, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, mostrou que 7 a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação setor, sendo ele um dos mais admirados pelos brasileiros. O estudo também avaliou caminhos criativos e entendeu as mensagens que mais atraem, aproximam e despertam reações positivas para encantar a população – o que funciona como ponto de partida para a construção do projeto.

 “Nas últimas décadas, o Agro brasileiro se desenvolveu muito: aprendeu a produzir mais em menos espaço, desenvolveu tecnologias, aplicou inovação no campo e avançou nas questões relacionadas à sustentabilidade, mas não evoluiu com sua comunicação nem construiu uma marca forte, deixando o setor vulnerável às ações daqueles que o detratam frequentemente”, destaca o presidente da Associação, Ricardo Nicodemos.

Segundo o profissional, ao explicar a iniciativa, a ‘8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural’ mostrou que 54% dos produtores acreditam que sua imagem é regular ou péssima perante a sociedade, para contornar isso, a ABMRA quer liderar a mudança. A entidade foi eleita a curadora e mentora da ação, idealizada pelo ‘Movimento Todos A Uma Só Voz’, com objetivo de posicionar corretamente o setor.

“O brasileiro não conhece (ainda) as conquistas e o quanto o Agro torna nossa vida melhor. Precisamos contar essa história. Nossa aspiração é tornar o Agro uma paixão nacional, assim como são o futebol e o Carnaval”, comenta o diretor da Plataforma de Comunicação da ABMRA e um dos líderes da iniciativa, Matheus Marinho.

Para abordar diferentes públicos, o ‘Marca Agro do Brasil’ conta três pilares: consistência (conteúdos e narrativa baseados em ciência), sequência (apresentar as informações de forma gradual para que haja melhor entendimento) e frequência (ações contínuas e perenes).

“Nossa proposta é falar com a criança ainda na pré-escola e com o estudante de jornalismo na universidade; abordar a senhora que faz o café, assim como a CEO da empresa; dialogar com o habitual churrasqueiro e também com o vegano. Levaremos informação e conhecimento para que os brasileiros saibam o que de fato é o Agro e o quanto ele torna nossa vida melhor”, reforça Marinho.

Pela robustez da iniciativa, 10 conselhos foram formados, reunindo cerca de 95 pessoas, responsáveis pela estratégia, planejamento e plano de ações. Compõem o grupo o Ex-Ministro Roberto Rodrigues, Xico Graziano, Paulo do Carmo Martins; Indústrias do Agro: UPL, Corteva e MSD; Produtores: Carmen Perez, Sonia Bonato e Ana Nery; Associações do Agro:  ABAG, Abisolo e ABCZ; Associações fora do Agro (ABRAS); Veículos de Mídia: TV Globo, CNN, TV Record, Canal Rural e DBO; Influenciadores digitais: Alessandra Decicino e Aretuza Negri.

“É necessário criar ações que mostrem o quanto o Agro evoluiu exponencialmente nas últimas décadas. Apresentar um Agro pujante, moderno e inovador, que movimenta expressiva parcela da economia brasileira e gera 19 milhões de empregos. Mostrar que o setor representa comida para alimentar a população em crescimento, fibras para vestir as pessoas e energia renovável para manter o país em movimento. E, acima de tudo, mostrar que o Agro é feito de pessoas e famílias que estão no campo, trabalhando para prover tudo o que alimenta as nossas famílias nas grandes cidades”, finaliza o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

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