Wellington Torres, de São Paulo (SP)
Wellington@ciasullieditores.com.br
Criado pela Phibro Saúde Animal para fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento colaborativo, o 2º Desafio da Pecuária Responsável teve seu desfecho na noite desta quinta-feira (19), em São Paulo. Durante o encontro especial, a empresa anunciou o projeto vencedor da edição.
A iniciativa, como frisa a Phibro, tem como objetivo valorizar o capital humano na busca por mentes inovadoras que revolucionem as cadeias da carne bovina e do leite, o bem-estar dos animais, a segurança dos alimentos e o futuro do planeta.
Ao todo, foram selecionados 38 participantes, com idade média de 41 anos. Desse número, 10 se tornaram semifinalistas e 3 foram escolhidos por uma comissão técnica para a grande final, com suporte de votação aberta e entrega do prêmio de R$ 15 mil.
“É um programa idealizado para dar voz às pessoas que fazem o dia a dia do setor com bem-estar animal, sustentabilidade e diversos outros temas”, declarou o diretor de Marketing e Serviços Técnicos para a América do Sul, Ivan Bergonsini Fernandes.
O grande vencedor do ano foi o pecuarista e administrador Miguel Rech. O profissional de 72 anos, de Nova Monte Verde (MT), apresentou o projeto “Fazenda Caruru”. A iniciativa, como contou durante apresentação, visa intensificar o sistema de cria dobrando a capacidade de lotação de matrizes na mesma área de pasto. As estratégias incluem análise de solo, viabilidade econômica e sustentabilidade.
Ambientalmente, a ação, apadrinhada pela Friboi, busca reformar pastos sem revolvimento, criar corredor ecológico com árvores nativas e melhorias para o bem-estar animal. Entre os resultados esperados, estão a maior produtividade e preservação dos recursos naturais.
“Não encaminhamos o projeto para competir, mas sim divulgar a ideia é possibilitar que mais pessoas tenham acesso a ela. O que acontece na prática aumenta a responsabilidade em realizarmos o projeto de forma 100% correta, para que todos os envolvidos se beneficiem, inclusive a sociedade”, destaca Rech, ao frisar a importância de unir a preservação do meio-ambiente com sustentabilidade, responsabilidade, bem-estar animal e desenvolvimento dos colaboradores.
Para o country manager da Phibro Saúde Animal no Brasil, Mauricio Graziani, “dentro das porteiras do 2º Desafio da Pecuária Responsável, demos espaço para pessoas brilhantes dedicadas à sustentabilidade e ao bem-estar animal”. “Essas inovações promissoras não apenas transformarão a produção de proteínas animais, mas também irão asseguram o bem-estar dos rebanhos e a segurança dos alimentos e desempenharão papel vital no futuro do planeta. São essas mentes inovadoras que, com suas ideias revolucionárias, moldam um caminho mais sustentável para a pecuária”, comemora.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023