Wellington Torres, da redação
Da carne ao ovo, a produção eficiente e assertiva dentro da avicultura exige cuidados redobrados para manter a saúde intestinal dos animais em dia. A iniciativa está diretamente ligada ao bom desempenho das granjas.
Como explica a doutora em Zootecnia e analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Seta, Danielle Dias Brutti, “um ambiente intestinal em simbiose influencia a absorção de nutrientes, a imunidade, a prevenção de doenças e, consequentemente, a eficiência alimentar”.
“Com a crescente demanda por práticas de manejo mais sustentáveis e com menos uso de antibióticos, os compostos fitogênicos, como os taninos condensados, são alternativas atraentes para a melhoria e manutenção da saúde intestinal das aves”, destaca Danielle.
Segundo ela, pesquisas com taninos condensados, que compõem o NutreSet PNT, demonstram melhorias significativas na microbiota intestinal. No exemplo abaixo, frangos foram desafiados com Clostridium perfringens e submetidos ao uso de NutreSet PNT:
Tabela 1. Jejunal morphometric measurements of broilers fed diets supplemented with increasing levels of tannins from Acacia mearnsiia
“Evidencia-se que a inclusão de até 500 g/t de ração de NutreSet PNT aumentou a área de absorção de nutrientes, pois os tamanhos das vilosidades no jejuno foram superiores quando comparados ao grupo que não consumiu o produto”, analisa a doutora.
Para ela, a mudança permite uma eficiente transferência de nutrientes para a corrente sanguínea, o que auxilia na imunologia e desempenho dos animais dentro das granjas.
“Através da ação antioxidante e anti-inflamatória do produto, preserva-se a integridade da saúde das aves”, finaliza Danielle.
UM PRODUTO ÍMPAR
Como destaca a Zootecnista e Vendedora Técnica, Vitória Mendonça da Silva, “A Seta, ao longo desses oitenta e dois anos de atividades, sempre frisou a importância da qualidade de suas soluções e, ao entrar no setor de nutrição animal, isso não seria diferente, aliando a sustentabilidade que é pilar fundamental em todo trabalho desenvolvido pela empresa”, afirma Vitória.
Como reitera a profissional, a solução conta como um dos trunfos, a inibição do crescimento de microorganismos, “uma vez que desestabiliza a membrana que recobre certos grupamentos de bactérias, bem como inibe a síntese da membrana celular, o que pode afetar o crescimento de microrganismos Gram positivos e Gram negativos”.
Godoy, G. L. D. (2023). Suplementação de tanino de Acacia mearnsii em rações para frangos de corte.