O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) manifestou apoio ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e ao CRMV-SC contra o Projeto de Lei 3665/2024, em tramitação no Senado. O projeto, de autoria do senador Hamilton Mourão, pretende regulamentar as análises clínicas animais, mas, segundo especialistas, interfere nas funções exclusivas dos médicos veterinários.
Tiago José Mores, presidente do Nucleovet, alertou que a proposta desvaloriza a atuação veterinária e compromete o bem-estar animal. “Essas atividades requerem conhecimentos técnicos especializados, que apenas os médicos veterinários possuem e ignora a complexidade da medicina veterinária, colocando em risco a qualidade dos diagnósticos realizados.”, afirma.
A entidade afirmou que “o Nucleovet une-se ao CFMV e ao CRMV-SC na solicitação de retirada imediata do PL da pauta do Senado, pois sua aprovação enfraqueceria a profissão e comprometeria a integridade dos serviços prestados, prejudicando tanto os profissionais quanto os animais”, ressalta Tiago.
A entidade reforça que a regulamentação das análises clínicas deve garantir a atuação de profissionais capacitados, assegurando diagnósticos precisos e cuidados adequados para a saúde animal e a segurança dos serviços veterinários no Brasil.
Fonte: Nucleovet, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Exportações agropecuárias batem recorde em setembro
Reordenamento de parques aquícolas em SC aumenta a produtividade
Wesley Batista pede flexibilidade para crescimento do Brasil