Camila Santos I [email protected]
A campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, destacando que exames regulares e uma alimentação balanceada são fundamentais para a saúde masculina. Além do impacto na prevenção, uma dieta equilibrada, especialmente rica em proteínas, é essencial para fortalecer o organismo e melhorar a qualidade de vida.
De acordo com a nutricionista Patrícia Campos Ferraz, da Faculdade de Saúde Pública da USP, as proteínas desempenham papel central na manutenção do corpo e sua deficiência pode levar a problemas de saúde, como baixa imunidade e dificuldades no funcionamento do sistema nervoso. “Carnes, ovos e leite são formados por aminoácidos e contribuem para o crescimento e reparo dos tecidos, além de auxiliar no transporte de substâncias pelo corpo e na ativação das funções cognitivas”, relata.
Em seu artigo, ela afirma que o consumo de proteínas, no entanto, deve ser adequado às necessidades individuais. “Para atletas, a ingestão pode ser maior para promover o ganho de massa muscular e a definição. Já para crianças e idosos, as demandas diferem, exigindo orientação nutricional especializada”, afirma a nutricionista que ressalta que as proteínas não devem ser consumidas isoladamente e sim balanceadas com outros grupos alimentares.
Para quem tem intolerância à proteína animal, a nutricionista recomenda acompanhamento profissional para evitar carências nutricionais. “É sempre bom lembrar que, além de contribuírem com a defesa do organismo, as proteínas auxiliam na reposição de energia, sendo, portanto, aliadas indispensáveis na promoção da saúde geral do homem”, informa.
LEIA TAMBÉM:
Como medir o ROI de grandes eventos do agronegócio
Líderes do G20 adotam recomendações de força-tarefa empresarial sobre sistemas alimentares
Asgav mostra resiliência do gaúcho ao realizar Conbrasfran em um ano atípico para o RS