O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um crescimento de 40% no rebanho bovino. No mesmo período, as regiões Norte e Nordeste somadas tiveram aumento de 104% no número de cabeças.
A evolução da pecuária caminha lado a lado com a luta dos produtores por representação efetiva perante os órgãos públicos em busca de melhores condições para criar gado, e a Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon) é uma das representantes nesta empreitada.
A gerente Executiva da entidade, Juliane Gomes, afirma que não é mais possível falar em pecuária moderna sem olhar para os 16 Estados do Norte e do Nordeste, regiões que concentram 87 milhões de bovinos (39%) do rebanho nacional estimado em 225 milhões de cabeças. “Há 30 anos, eram 11%. Defender os interesses dos pecuaristas é, portanto, essencial para o futuro e o sucesso da cadeia regional da carne bovina. Temos orgulho de desempenhar esse papel”, diz Juliane.
E, para cumprir bem o seu papel para fomento, defesa e valorização da pecuária, inclusive no Norte e Nordeste, a Assocon participa de fóruns, reuniões e encontros sobre a atividade. Em todos esses eventos, a equipe da entidade defende a inclusão de pautas que representam os pecuaristas.
“Sabemos da importância do Norte e do Nordeste para o país como um todo. Por isso, levamos as reivindicações dos pecuaristas dessas regiões, buscando solução para problemas específicos como os períodos de estiagem e de eventual falta de insumos, por exemplo”, comenta a executiva da Assocon.
Ela ainda reforça o compromisso da Assocon com os interesses de pecuaristas de corte: “Trabalhamos para ter um setor produtivo forte. Estamos em comissões estaduais e federais, nas quais debatemos e entregamos propostas que visam obter melhores condições para a cadeia produtiva como um todo. Nossa associação conhece os desafios enfrentados pelos pecuaristas de todo o país e trabalha para o encaminhamento de todas as demandas”.
Exemplo concreto: a Assocon participou recentemente da 65ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Carne Bovina, que aprovou proposta de sistema voluntário de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos e representou os pecuaristas no workshop “Setor Agropecuário na Gestão da Água”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A produção sustentável também é preocupação da entidade. Esse tema foi apresentado pelo presidente da Assocon, Mauricio Velloso, em recente reunião da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).
Fonte: Assocon, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
A inteligência artificial já chegou no cooperativismo