A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, inicia neste mês a divulgação mensal do Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que retrata os preços dos fertilizantes em concordância com o mercado agrícola. A ação tem como objetivo relativizar os preços do insumo com a receita do produtor de uma forma geral no Brasil, mostrando o quão acessível estão os fertilizantes independentemente do preço absoluto.
Análise do mercado nacional e internacional
Além de trazer o cenário atual, a empresa ainda oferecerá uma análise destacando os principais acontecimentos do período no mercado nacional e internacional de commodities e do fertilizantes, pontos de atenção, culturas com melhor desempenho no índice e o principal fator para variação de preços no período. “Acreditamos que com a transparência de informações reforçamos nosso compromisso com o produtor rural e ajudamos o mercado a se desenvolver de forma saudável”, comenta Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes.
Preços dos fertilizantes x preço das commodities agrícolas
O IPCF consiste na relação entre um índice de preços de fertilizantes e um índice de preços de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.
O índice leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.
Fonte: A.I.
LEIA TAMBÉM:
Contínua valorização do milho afeta pecuaristas
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa