Conhecidas como metabólitos tóxicos gerados por espécies de fungos em situações de estresse, as micotoxinas demandam atenção redobrada. Pensando nisso, Vetanco lança edição 2021 de eBook.
O informativo, com foco na prevalência de micotoxinas na América Latina, destaca a importância de conhecer o tipo que afeta as matérias-primas, para assim estabelecer uma estratégia adequada de controle e prevenção.
“Analisar e entender a incidência de micotoxinas ajudará os nossos clientes a terem ‘um norte’ de como conduzir as suas decisões”, comenta o Gerente de Marketing da Vetanco, Thiago Moreira Tejkowski. Iniciativa se encontra na quarta edição.
O evento de lançamento aconteceu com programação on-line, no dia 21 de abril, e contou com a participação do professor Carlos Mallmann, referência em micotoxinas para a América Latina e de profissionais do laboratório Neogen, que disponibiliza os materiais para realização do levantamento.
Como destaca a empresa, o eBook ‘Micotoxinas: prevalência na América Latina em 2021’ apresenta informações sobre a prevalência de seis micotoxinas encontradas em oito países da América Latina – Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai. As micotoxinas estudadas foram as aflatoxinas (AFLA), fumonisinas (FUMO), deoxinivalenol (DON), zearalenona (ZEA), ocratoxina A (OCRA) e toxina T-2 /HT-2.
“O eBook apresenta os resultados da monitoria de micotoxinas realizada pela Vetanco nesses países e, com isso, nosso objetivo é fazer com que os profissionais entendam qual é o principal desafio de sua região e, assim, saibam quais ferramentas utilizar na prevenção do problema como os inativadores de micotoxinas, entre outras”, destaca o Consultor Técnico – Aves da Vetanco, Fabrizio Matté.
Para o profissional, “ao longo dos anos acontecem mudanças nos perfis de micotoxinas encontradas no campo”. Por isso, entender a dinâmica de variação é muito importante, “pois conseguimos correlacionar país com país, período de sazonalidade com alguma intempérie da natureza, entre outros aspectos, e essas informações podem auxiliar e muito nossos clientes”.
No Brasil, as principais micotoxinas que estão em prevalência são a DON e a Fumonisina, conforme levantamento de 2021. Para baixar o eBook, clique aqui.
Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados