Os preços dos ovos caíram na última semana de outubro, influenciados pela menor procura, comum nesta época do mês. Contudo, na comparação mensal, a média superou a de setembro de 2023.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), essa resposta é da menor oferta observada na primeira quinzena do mês.
Em setembro, a onda de calor que afetou boa parte das regiões produtoras de ovos reduziu a disponibilidade do produto em outubro, consequência do aumento da mortalidade de aves, especialmente no início do mês. O cenário impulsionou as cotações da proteína em quase todos os locais analisados pelo Cepea.
Em Bastos, São Paulo, o preço do ovo branco tipo extra, para retirar na granja, registrou alta de 3,4% de setembro para outubro, com média de 145,39 reais a caixa no último mês. Para os ovos vermelhos negociados no mesmo mercado, a valorização foi de 3,2%, com média de 163,97 reais a caixa em outubro.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023