in

Mato Grosso terá primeiro seguro avícola do mundo

Acordo beneficiará produtores do Estado frente a casos de doenças

Acordo beneficiará produtores do Estado frente a casos de doenças

Durante reunião solene em Brasília (DF), foi assinado o primeiro seguro avícola do mundo contra eventos sanitários.  A ação que tem como principal fator garantir fundos privados de defesa ao produtor do setor, será trabalhada inicialmente no Mato Grosso, primeiro Estado a aderir o benefício, no dia 29 (terça-feira).

Assinado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Mato-grossense de Avicultura (AMAV), o seguro irá beneficiar os produtores mato-grossenses frente a eventuais focos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

De acordo com um dos idealizadores do seguro e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, essa nova ação será um instrumento de transferência de riscos dos produtores, reduzindo as contribuições e incrementando a capacidade financeira dos fundos indenizatórios hoje existentes no Brasil para ocorrências sanitárias. O País é um dos únicos grandes produtores de frango a nunca ter registrado casos de Influenza Aviária.

“A existência de recursos com este objetivo é fundamental para a rápida recomposição do polo de produção em eventuais ocorrências sanitárias.  Também é importante para reforçar as boas práticas sanitárias, além dos protocolos de prevenção.  Após a adesão do Mato Grosso, outros Estados deverão aderir ao seguro, que é válido para todo o Brasil”, ressaltou Mendes. 

Além da presença da Ministra da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, estiveram na ocasião o Secretário-executivo, Marcos Montes, o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal, o Diretor de Relações Institucionais da ABPA e um dos idealizadores do seguro, Ariel Antônio Mendes, o presidente da AMAV, Tarcísio Choroeter, entre outros.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

Novo orçamento do Seguro Rural é liberado

Marel adquire 50% das ações da Curio