O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes de tradings do setor agropecuário na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, nesta terça-feira (17), com o objetivo foi apresentar os avanços comerciais obtidos com a abertura de mercados e discutir estratégias para maximizar oportunidades no comércio internacional.
O ministro ressaltou que o governo Lula tem priorizado a ampliação das relações comerciais por meio de missões diplomáticas. Desde 2023, o Mapa realizou 74 missões internacionais, acompanhadas por delegações empresariais, abrindo quase 300 novos mercados para produtos agropecuários. “Essas conquistas significam mais renda, emprego e fortalecimento do agronegócio brasileiro. Estamos criando as condições para que os exportadores tenham ainda mais êxito nas negociações”, destacou Fávaro.
Durante o encontro, foram abordadas demandas operacionais e propostas de melhorias, como o aprimoramento de certificações eletrônicas, a exemplo do sistema e-Phyto. Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou o papel dos adidos agrícolas no exterior. “Eles são fundamentais para resolver questões sanitárias, promover o comércio e facilitar negociações diretamente nos mercados estrangeiros.”
Laudemir Müller, representante da ApexBrasil, complementou destacando o compromisso da agência em consolidar a imagem do agronegócio brasileiro no mercado global. A reunião também contou com a participação de outros representantes do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores, reforçando o alinhamento entre governo e setor privado para transformar oportunidades comerciais em resultados concretos.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
MAPA anuncia o Egito como novo destino da carne e miúdos de búfalos brasileiros
Roberto Perosa assume a presidência da ABIEC com foco em internacionalização e sustentabilidade
Exportações do agronegócio brasileiro superam US$ 153 bilhões em 2024