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Mantiqueira Brasil aposta em crescimento do mercado de ovos para 2025

Executivo da empresa, Murilo Pinto, analisa projeções de produção e destaca expansão da linha Happy Eggs
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Dados recentes da Associação Brasileira de Proteínas Animais (ABPA) indicam que a produção de ovos no Brasil pode alcançar 56,9 bilhões de unidades em 2024, com um consumo per capita estimado em 263 unidades por habitante, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário, Murilo Pinto, diretor Comercial e de Logística da Mantiqueira Brasil, compartilha sua visão sobre o mercado e as estratégias da empresa para se manter na liderança.

“Estamos liderando esse movimento de crescimento, construindo três granjas simultaneamente, todas de galinhas livres de gaiolas (Happy Eggs), em franca expansão. As unidades em Formosa (GO), Lorena (SP), e São João do Itaperiú (SC) abastecem diversas regiões do país, permitindo que aumentemos nossa produção, especialmente com os Happy Eggs”, conta.

Ele ressalta que a empresa tem percebido uma adesão crescente dos consumidores aos Happy Eggs, buscando pontos de venda com mais frequência. “Nosso objetivo era atingir 2,5 milhões de aves livres de gaiola até o final de 2025, mas já batemos essa marca em junho de 2024”, afirma Murilo.

Com relação ao mercado internacional, o diretor aponta que o Brasil ainda exporta pouco em comparação ao volume produzido e que na Mantiqueira, esse número varia entre 5% e 10%. “Estamos empenhados em liderar as exportações e mostrar que podemos ser um grande provedor mundial de ovos, assim como já somos na carne e no frango”, diz e destaca que para isso a companhia está apoiada em sustentabilidade: “Nosso investimento está voltado para os Happy Eggs e a marca de Ovos Orgânicos Fazenda da Toca. Queremos que os consumidores conheçam nossas práticas no campo e nos ajudem a construir um futuro mais sustentável”.

Consumidores têm buscado pelos Happy Eggs com mais frequência (Foto: reprodução)

Exportações de julho fecham em queda

As exportações brasileiras de ovos, incluindo produtos in natura e processados, caíram em julho para o menor volume desde abril deste ano. Segundo o Cepea, o autoembargo imposto após a confirmação da doença de Newcastle em uma granja comercial no Rio Grande do Sul impactou as vendas externas. O Brasil exportou 1,3 mil toneladas de ovos em julho, uma queda de 19% em relação ao mês anterior e de 44% em comparação a julho de 2023. Embora o Ministério da Agricultura tenha declarado o fim do estado de emergência zoossanitária no RS, as exportações ainda não foram totalmente retomadas.

Fonte: Cepea e Mantiqueira, adaptado pela equipe FeedFood.

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